PUBLICIDADE

Aneel declara de utilidade pública terras para usina de Sinop

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) declarou de utilidade pública (DUP) as faixas de terras no Norte de Mato Grosso destinadas à construção da hidrelétrica Sinop, mais especificamente as áreas particulares visando a implantação do canteiro de obras, em Cláudia e Itaúba. O cronograma de instalação de maquinários, envio de materiais e outros não foi divulgado.

O reservatório com 337 quilômetros quadrados (33,7 mil hectares) deve abranger também Ipiranga do Norte. O montante de famílias atingidas não foi divulgado, mas os processos de compensações estão em andamento.

Em março, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) liberou a Licença de Instalação da usina. Com isso, a empresa vencedora da concessão tem “carta branca” pra iniciar as obras efetivamente. A confirmação foi feita pela Associação dos Municípios Impactados por Usinas (AMIU).

O contrato das obras da usina foi assinado e a nova previsão é antecipar de janeiro de 2018 para maio de 2017 o início da operação. A expectativa é que as obras comecem ainda este semestre, com projeção de proporcionar até 3,2 mil empregos diretos e, 12 mil indiretos no decorrer dos trabalhos. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh). 

A usina de Sinop tem capacidade instalada para gerar aproximadamente 400 megawatt, que correspondem a aproximadamente 1 milhão de geladeiras funcionando ou a 4 milhões de lâmpadas de 100 watts acesas simultaneamente.

(Atualizada às 09:01h)

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros resgatam gambá que subiu em portão de residência em Mato Grosso

Uma equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar foi...

Hospital Veterinário da UFMT abre vagas para residência em duas áreas

O Hospital Veterinário (Hovet) da Universidade Federal de Mato...
PUBLICIDADE