Quinze analistas judiciários de 10 comarcas do interior de Mato Grosso participam do Treinamento Introdutório – Integração e Formação, promovido pela Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá. O curso será ministrado entre os dias 8 e 11 de outubro para servidores que tomaram posse no Poder Judiciário no período de março a agosto de 2012.
O treinamento tem como foco promover a integração e a socialização do colaborador do Poder Judiciário oferecendo informações básicas referentes à estrutura organizacional e legislações pertinentes para melhor desempenho profissional. O curso visa ainda capacitar o novo servidor para desempenhar suas funções de forma correta, sem vícios, orientando sobre as atividades desenvolvidas na secretaria das varas e juizados, de modo que seu desempenho profissional traga qualidade e eficácia à prestação jurisdicional.
Conforme o conteúdo programático, o treinamento ocorrerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Laboratório Ipê Amarelo. O instrutor Fidelis Cândido, com assistência de Eleomar Sofia, falará sobre Rotinas de Secretaria de Varas, Registro, Autuação, Juntada; Atualização do Sistema Apolo, Expedição de Documentos e Matéria de Imprensa.
Os servidores em treinamento prestam serviço nas comarcas de Guarantã do Norte, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Alto Garças, Itiquira, Pedra Preta, Rondonópolis, Campo Verde, Novo São Joaquim e Água Boa. Analistas judiciários de Cuiabá e Várzea Grande passaram pela qualificação esta semana. O curso encerra nesta sexta-feira (5 de outubro) com a participação de 12 servidores novos.
O curso introdutório possui respaldo na Resolução nº 126 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na Lei nº 8.814, de 15 de janeiro de 2008, que instituiu o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Em seu artigo 37, a lei determina que o servidor receba obrigatoriamente treinamento introdutório para o bom desempenho na função.