sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Ambientalistas querem transformar rio de Sorriso em unidade de conservação

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira e no sábado, haverá em Sorriso o 3º Simpósio Municipal Sobre Recursos Hídricos no auditório Flor da Soja, com início às 19 horas no dia 08 e continuidade das 7 às 12 horas, no dia 09.

Como Só Notícias já informou, o tema do evento será “Salto Magessi e rio Lira, patrimônio de todos”. O simpósio é voltado a todos os profissionais que atuam na área ambiental e outros que tenham interesse ou afinidade com os temas a serem abordados durante o evento.

O simpósio vai buscar esclarecer sobre o que é uma unidade de conservação, como se transforma uma determinada área em unidade de conservação, qual são os pontos positivos e negativos neste processo, e para finalizar, os palestrantes vãso falar sobre o Salto Magessi, que se tornou uma unidade de conservação em 20 de dezembro 2002, através da lei 7.871 que a designa como uma APA – Área de Proteção Ambiental Estadual.

“Estaremos informando sobre a realidade ambiental atual do Salto Magessi e chamando a atenção para a possibilidade de transformar a bacia hidrográfica do rio Tenente Lira em uma unidade de conservação”, explicou Marli Aguiar, uma das coordenadoras do evento.

O simpósio vai discutir ainda como montar um comitê de bacia no município, qual é a função de um comitê, mostrando a experiência de outros comitês já existentes, resultados positivos e negativos, atividades realizadas e legitimidade nos processos por ele desenvolvido.

O evento também será marcado pelo lançamento do Projeto Lira + 15 – o rio que eu quero, que vai explanar sobre a situação ambiental atual do rio Tenente Lira e as perspectivas e projeção para a bacia hidrográfica do rio Lira até o ano de 2020.

O simpósio é promovido pela ARPCA (Associação Regional de Pesquisa Científica e Ambiental)em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE