Termina hoje o prazo para os contribuintes quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano em parcela única e ter desconto de 15%. Segundo o chefe do departamento de Fiscalização e Tributos da prefeitura, Marcilio Junior, o contribuinte poderá também optar pelo pagamento em três parcelas, sendo que a primeira vence hoje, a segunda em 30 de maio e a última em 30 de junho. Nesse caso o desconto cai para 10%.
O morador ainda pode parcelar em mais vezes, nesse caso sem desconto. Ele informou que foram lançados 16.988 carnês, sendo 12.772 para imóveis com edificações e 4.216 para terrenos baldios. O
valor estimado de arrecadação é de R$ 5.823 milhões.
Só Notícias fez levantamento dos percentuais concedidos em várias cidades no Nortão. A prefeitura de Alta Floresta, Juara e Sinop são as que ofereceram os menores desconto à vista: 15%. Os sinopenses que quitarem em 3 vezes conseguem reduzir o valor do IPTU em 5%. Lucas do Rio Verde é a que oferece maior desconto: 35% para quem pagar até 09 de maio. Até 25 de junho, o abatimento é de 25%. Os que pagarem em 3 vezes terão 20%.
Sorriso tem critérios variados na cobrança do imposto, variando de um bairro para outro. O desconto médio à vista é de até 20%. Rondonópolis, o maior município da região Sul, concedeu 20% à vista e a cota única venceu no dia 15.