sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta sedia encontro combatendo trabalho escravo

PUBLICIDADE

O Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo promove, amanhã, 30, e sexta-feira, 01 de julho, em Alta Floresta (MT), o 2º Encontro Cidadania Sim, Trabalho Escravo Não.

O objetivo é dar visibilidade ao problema do trabalho escravo, conscientizar a sociedade, buscando sensibilizar a comunidade para o seu combate. Segundo o coordenador nacional da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo, promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frei Xavier Plassat, hoje, 117 anos depois da abolição da escravatura, o país possui 25 mil pessoas trabalhando em regime de escravidão e MT contribui com 20% do número nacional. No último dia 17, mais de 1.200 pessoas foram resgatadas da Destilaria Gameleira, no município de Confresa (MT). Esta foi a maior operação de libertação de escravos já ocorrida no país. No dia 10 de junho, pelo menos 400 pessoas foram resgatadas da usina Alcopan – Álcool do Pantanal Ltda, localizada em Poconé.

Irão participar do evento, agentes pastorais, lideranças de comunidades, trabalhadores rurais sem terra e assentados, sindicatos e simpatizantes da causa.

Amanhã, 30, o Encontro começa, às 9 horas, com a palestra “História do Trabalho Escravo e suas Facetas Contemporâneas”, do Professor de História da UFMT, Vitale Joanani Neto. Às 10 horas, a auditora fiscal e coordenadora do Grupo de Fiscalização do Trabalho Rural da DRT-MT, Bárbara Luz Gurgel, ministra palestra sobre a “Questão Agrária no Estado de Mato Grosso”. Às 11 horas, o palestrante é o coordenador nacional da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Frei Xavier Plassat. Ele ministra a palestra “Exposição Sintética do Trabalho Escravo no Brasil e em Mato Grosso”.

Às 14 horas, o presidente da Associação Mato-grossense de Auditores Fiscais do Trabalho Valdiney Antônio de Arruda, ministra a palestra “Exposição sobre Instrumentos Práticos de Exercício da Cidadania”.

Os representantes do Fórum reúnem-se, às 19 horas, para discutir a erradicação do trabalho escravo em escola da comunidade de Alta Floresta.

No segundo dia de encontro, 01/07,a palestra de abertura, “Relações Políticas e Econômicas do Trabalho Escravo no Brasil”, será ministrada, às 8 horas, pelo jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto e pela vice-presidente da Amafit e ex-coordenadora do Grupo de Fiscalização Móvel, Valderez Monte Rodrigues.

Representantes da OAB, sub-seção em Alta Floresta, e do Ministério Público do Trabalho irão expor sobre “Direitos Humanos e Cidadania” e o “Papel do Ministério Público do Trabalho na Erradicação do Trabalho Escravo”, respectivamente.Frei Xavier Plassat e Irmã Leonora apresentam, às 11 horas, o painel “Como Instrumentar o Combate ao Trabalho Escravo e Degradante em nossa Região”.

Às 14 horas a Ação da Fiscalização Móvel no Combate ao Trabalho Escravos será exposta.

Os representantes do Fórum ainda realizam, às 15 horas, uma dinâmica de grupo entre os participantes. O evento encerra-se com propostas de ação e articulação contra o trabalho escravo com lideranças locais.

A1ª edição do encontro foi realizada nos dias 15 e 16 de abril em Sinop-MT.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE