sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Agricultores iniciam daqui a pouco bloqueio geral na BR-163 no Nortão

PUBLICIDADE

Agricultores do Nortão iniciam logo mais às 08:00hs um grande protesto em 3 cidades do Nortão: Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Eles vão interromper o tráfego na BR-163, a principal rodovia que liga a região Norte com a capital e o Sul. O bloqueio vai começar às 08:00hs e até às 10:00hs e, conforme Só Notícias antecipou ontem, a interrupção no tráfego será geral nestas duas horas. Não vão passar automóveis, caminhões, carretas, ônibus, caminhonetes e motos. O tráfego de ambulâncias será liberado. A partir das 10:00hs, o tráfego será liberado mas haverá bloqueio para caminhões e carretas carregados com soja destinados para indústrias ou para exportações, carregados com milho cujas cargas são para outros Estados. Cargas de arroz para outros Estados não serão liberados, exceto as que se destinam para cidades em Mato Grosso.

Os agricultores do Nortão protestam contra os baixíssimos preços da soja, milho e arroz, as altas taxas de jutos do governo e cobram mudanças urgentes da política econômica visando reverter o caos que o setor enfrenta. O objetivo do protesto, que iniciou semana passada, em Ipiranga do Norte (120 km de Sorriso) -com acesso aos armazéns sendo bloqueados- é cobrar do governo federal soluções urgentes.

Estudos apontam que o custo de produção de soja por hectare na última safra foi de R$ 24 e a saca é vendida hoje a ínfimos R$ 15. O custo da produção de soja em 2004 no Estado praticamente dobrou.
Os organizadores do movimento ‘grito do Ipiranga’, realizado com apoio de sindicatos rurais, prefeituras, câmaras de vereadores, associações/entidades e a Famato elaboraram uma pauta de reivindicações que será encaminhada ao governo, lembrando que Mato Grosso é o campeão brasileiro na produção de soja, algodão e pedindo providências urgentes para solucionar os problemas com câmbio, que derrubaram as cotações, dentre outros.

Sinop
O bloqueio será feito no Alto da Glória – saída para Sorriso-, em frente a um posto de combustível. O Sindicato Rural definiu este local considerando que o fluxo de cargas de produtos agrícolas em direção ao Sul é maior. “Nosso movimento é pacífico e esperamos adesões de outros segmentos porque a crise no agronegócio continua tendo fortes impactos na economia dos municípios”, disse o presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan.

Lucas do Rio Verde
O bloqueio está marcado para às 08:00hs na saída para Nova Mutum. Haverá missa às 07:00hs com produtores, empresários e profissionais liberais ligados ao agronegócio. O presidente do Sindicato Rural, Helmute Lawisch, informou que o bloqueio em Lucas também sera geral das 08:00 às 10:00hs e, posteriormente, será restrito a caminhões que estão transportando a safra e produtos ligados a cadeia do agronegócio.
Os produtores também estão cogitando fechar a agência do Banco do Brasil. O coordenador da Aprosoja, Neri Geller, disse que a classe está unida para fortalecer o bloqueio nesta segunda-feira

Sorriso
Os agricultores do município campeão brasileiro em produção de soja vão se concentrar a partir das 07:00hs na saída para Lucas do Rio Verde. O protesto será feito em frente ao Posto 2000. Os agricultores vão buscar conscientizar os motoristas que forem parados dos enormes prejuízos que o setor agrícola vem tendo nos últimos 3 anos devido a política do governo federal.

Itanhangá
Os produtores do município ( 140 km de Lucas R. Verde) decidiram fortalecer o movimento bloqueando o tráfego na MT-449 que liga os dois municípios. O protesto também será feito em frente aos armazéns impedindo a saída de produtos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...
PUBLICIDADE