Os produtores de Lucas do Rio Verde colocaram tratores em frente as agências do Banco do Brasil e Bradesco como parte do movimento ” Grito do Ipiranga” que terá também o bloqueio geral na BR-163 entre as 08:00 e 10:00hs hoje e, posteriormente, bloqueio de caminhoes carregados com soja, arroz, milho e produtos da cadeia do agronegócio. O protesto é contra a política econômica do Governo Federal devido ao baixo preço da soja e outros produtos, altos custos de produção, altas taxas de juros e outras questões que estão causando quebradeira generalizada de produtores.
O presidente do Sindicato Rural de Lucas, Helmute Lawisch, informou ao Só Notícias que não há previsão para terminar o protesto em frente aos bancos onde os produtores possuem grande volume de dívidas.
Neste momento está começando, na BR-163 em Lucas, saída para Sorriso (ponto onde haverá o bloqueio) uma missa para produtores, funcionários de fazendas, empresários e demais profissionais de empresas ligadas ao agronegócio.
Os organizadores elaboraram a ” Carta do Ipiranga” que será encaminhada ao Governo Lula(Clique aqui e leia a íntegra)
Sinop
O bloqueio começa em instantes – 08:00hs- no Alto da Glória – saída para Sorriso-, em frente a um posto de combustível. O Sindicato Rural definiu este local considerando que o fluxo de cargas de produtos agrícolas em direção ao Sul é maior. “Nosso movimento é pacífico e esperamos adesões de outros segmentos porque a crise no agronegócio continua tendo fortes impactos na economia dos municípios”, disse o presidente do Sindicato Rural, Antonio Galvan.
Sorriso
Os agricultores do município campeão brasileiro em produção de soja já estão concentrados na saída para Lucas do Rio Verde. O protesto será feito em frente ao Posto 2000. Os agricultores vão buscar conscientizar os motoristas que forem parados dos enormes prejuízos que o setor agrícola vem tendo nos últimos 3 anos devido a política do governo federal.
Itanhangá
Os produtores do município ( 140 km de Lucas R. Verde) decidiram fortalecer o movimento bloqueando o tráfego na MT-449 que liga os dois municípios. O protesto também será feito em frente aos armazéns impedindo a saída de produtos.
Leita também
Agricultores iniciam daqui a pouco bloqueio geral na BR-163 no Nortão