Agentes ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) frustraram, ontem de madrugada, uma ação criminosa no município de Nova Monte Verde. De acordo com a unidade do órgão federal, em Sinop, na área estava tudo pronto para uma grande extração de madeira. Dois homens foram presos e serão multados por crime ambiental.
Além das prisões, foram apreendidas uma motocicleta, uma arma de fogo, grande quantidade de combustível para abastecer motosserras, além de muito alimento, o que indicava que várias pessoas iriam até o local para fazer desmatamento ilegal. A ação faz parte da operação Guardiões da Amazônia.
Os agentes chegaram até o local a partir de dados fornecidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desta forma, o Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama passa as informações às bases, que fazem a vistoria em campo, permitindo, assim, rastrear o desmate, a extração e o transporte da madeira ilegal.
O coordenador da equipe, Bruno Barbosa, afirmou que a área é conhecida, na região, pelos órgãos de segurança pública como “Faixa de Gaza”, por se tratar de alvo de disputas violentas entre grileiros rivais.
“O excelente resultado em Nova Monte Verde, evitando este grande crime ambiental é o coroamento de uma estratégia que alia tecnologia a um quadro de agentes ambientais federais altamente qualificados”, avaliou o titular da Gerência Executiva do Ibama em Sinop, Evandro Selva, por meio da assessoria de imprensa.
Segundo ele, há uma cadeia que deve ser combatida, na qual se inicia na fase da extração da madeira, passa pela queima e inevitavelmente culmina no desmatamento.