sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Aeroporto de Sinop recebe certificado da ANAC para operar voos por instrumentos

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: assessoria)

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu o certificado autorizando o aeroporto presidente João Figueiredo a operar voos por instrumentos. A informação foi confirmada, hoje, pela Centro Oeste Airports (COA), concessionária responsável por administrar a unidade aeroportuária. 

“Temos o prazer em anunciar que o aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, está autorizado a operar por instrumentos! A partir de agora o aeroporto de Sinop está habilitado para receber qualquer aeronave homologada para operar em IFR, o que inclui aeronaves com maior capacidade de transporte de passageiros”, informou a empresa. 

A concessionária também “batizou” uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que pousou em Sinop. Para inaugurar a operação por instrumentos, o avião recebeu o jato de água do Corpo de Bombeiros. Durante a aterrissagem, os pilotos explicaram aos passageiros que o procedimento de aproximação de melhor precisão vai permitir operações em Sinop, mesmo em dias de tempo ruim. 

A solicitação na Agência Nacional de Aviação Civil para mudança na categoria do aeroporto foi feita pela prefeitura no final de 2018. Até então operava em VFR-Voo visual- ou seja, o piloto voa orientando-se pelas referências visuais externas à aeronave, para o IFR- Voo por Instrumentos- neste caso o piloto se baseia nos computadores de bordo da própria aeronave.

Ainda em 2018, ainda antes da privatização do aeroporto, a prefeitura já havia instalado Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e uma Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que melhoraram a segurança dos voos.

Conforme Só Notícias já informou, um levantamento da Secretaria Nacional de Aviação Civil apontou que, entre janeiro e dezembro do ano passado, 126.016 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto de Sinop. A média é de 11.456 pessoas passando no terminal por mês.

Apesar dos bons números, a movimentação teve queda de 22,84% em comparação a 2019, quando 163.324 pessoas passaram pelo terminal. Já comparando as aeronaves, a diminuição foi de 24,83%, uma vez que 1.311 pousaram e decolaram no aeroporto em 2020, ante 1.744 no ano anterior. O levantamento reflete a pandemia do novo coronavírus, que fez com que Sinop ficasse praticamente dois meses sem voos diários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE