quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Acordo permitirá a MT utilização do sistema de satélite da Amazônia Legal

PUBLICIDADE

O Governo do Estado deu o primeiro passo para a instalação do projeto de ensino superior à distância, que será coordenado pela Universidade Estadual de Mato Grosso ao assinar nessa quinta-feira, um convênio com Governo Federal que permitirá a utilização do sistema de satélite do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República.

O acordo de cooperação técnica entre o Estado e a Casa Civil da Presidência da República foi assinado em Brasília, pelo governador Blairo Maggi, o diretor do Censipam, Marcelo de Carvalho Lopes com a presença da secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Chico Daltro e o reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim.

Pelo documento firmado fica estabelecido que o Governo do Estado poderá utilizar os serviços dos sistemas de satélite do Censipam que opera em todos os estados da Amazônia Legal para intercâmbio de informações, infra-estrutura e recursos humanos para apoio às atividades e projetos comuns. Dentre as diversas áreas que poderão ser beneficiadas e utilizar dos serviços estão a educação, meio ambiente, segurança pública e Defesa Civil, entre outras.

O diretor geral do Censipam, Marcelo Lopes, disse que o acordo de cooperação que já existe com Estado de Rondônia, e agora estendido a Mato Grosso trará a possibilidade para os dois estados trabalharem em sintonia. “Estive em Mato Grosso e fiquei impressionado com a capacidade dos técnicos do Governo e esse trabalho abre amplas possibilidades de se avançar no uso de tecnologias utilizadas pelo Sipam (Sistema de Vigilância da Amazônia)”, enfatizou Marcelo.

A secretaria-executiva da Casa Civil da Presidência da Republica, Erenice Guerra destacou a importância dos acordos em que os estados trabalham com o Governo Federal em busca de resultados positivos, principalmente, na preservação ambiental. “Fiquei bastante entusiasmada com essa parceria”, disse.

Conforme o secretário Chico Daltro, o acordo representa a primeira ação para que a Unemat possa implantar o projeto de Ensino Superior à Distância ampliando dessa forma, a oferta de cursos da instituição nos municípios mato-grossenses. “Esse é um passo importantíssimo para que possamos levar à frente a Educação à Distância no Estado, utilizando o sistema de telecomunicação e ampliando a oferta de ensino em Mato Grosso”, destacou Daltro.

Para testar a viabilidade do sistema do Censipam, a Unemat anteriormente realizou uma transmissão experimental com a geração de imagens a partir do campus de Barra do Bugres e recepção em Brasília, onde estavam assistindo o teste de aula à distância o secretário de Ciência e Tecnologia.

Com a utilização do sistema de satélites, a Unemat poderá instalar as tele-salas para videoconferências e aulas modulares nos municípios que ainda não contam com cursos da universidade.

A partir de agora, segundo afirmou Chico Daltro, Secitec e Unemat irão iniciar a formatação do programa de Ensino à Distância, definindo as diretrizes e alcance da ação. O próximo passo será um convênio com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro que irá auxiliar a Unemat na definição do programa.

Cabem ao Censipam e Governo do Estado estabelecer os recursos humanos, equipamentos e instalações necessárias para operação do sistema. E o Estado de Mato Grosso será responsável pela segurança das informações geradas seguindo a política de segurança do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

A vigência do acordo técnico será de cinco anos, a contar da publicação no Diário Oficial da União. Acompanharam a assinatura do acordo os secretários de Comunicação Social, José Carlos Dias, a secretária-adjunta de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste e o deputado federal Pedro Henry.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE