A perda de controle é apontada como causa do acidente envolvendo um avião Neiva EMB 721-D, que acabou ao tentar decolar de uma pista improvisa próximo à aldeia indígena Kalapo, em Querência (720 km de Cuiabá), acabou atingido a vegetação após percorrer 100 metros. O tripulante o passageiro que estavam à bordo não se feriram e houve danos substâncias na aeronave. O caso aconteceu em fevereiro de 2013, mas o relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi divulgado somente agora.
O relatório aponta que o avião já havia pousado na aldeia Kalagpo, cerca de 40 minutos depois de sair do aeródromo de Canarana com destino a outra tribo, Diaurum. Contudo, o comandante informou que, encontrou condições meteorológicas adversas e ficou impossibilitado de retornar ao aeródromo de origem, optando por efetuar o pouso.
Segundo o Cenipa, o local de decolagem improvisado não atendia aos requisitos de segurança para decolagem de uma aeronave de asa fixa. As irregularidades favoreceram o desvio de trajetória e os danos à aeronave. “Durante a colisão houve o recolhimento do trem de pouso do nariz e, consequentemente, o toque da hélice no solo, além de outros danos nas asas, trens principais e fuselage”, consta.
O local em que ocorreu o acidente só permitia o acesso por meio de helicóptero. “Por esta razão, os custos envolvidos para realização da Ação Inicial, no local, mostraram-se inviáveis quando comparados aos ensinamentos para prevenção que poderiam ser obtidos nesta ocorrência, tendo em vista que ficou evidente que o cumprimento da regulamentação aeronáutica evitaria o acidente”, foi destacado ainda.


