Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso em Barra do Bugres (Médio Norte) estão desenvolvendo os projetos arquitetônicos do novo Hospital Regional do Vale do Teles Pires, em Sorriso, e o do Hospital Regional Albert Sabin, em Alta Floresta. Os dois melhores projetos propostos pelos acadêmicos durante a disciplina "Projeto de Arquitetura 7" foram conhecidos recentemente, e o detalhamento arquitetônico mais a compatibilização dos projetos complementares, em nível de projeto Básico, prontos para os trâmites licitatórios da primeira das três fases de construção, foram entregues ontem.
"O atual caso de projeto demandado por Sorriso foi, até agora, bem mais ambicioso e de grande escala, em se comparando com os casos desenvolvidos até então. O Consórcio havia ganho uma área de cerca de 10 hectares para a construção do novo hospital com 600 leitos. Estrutura essa que, dentro da bibliografia de nossa área, terá condições de atender em torno de 400 mil pessoas, que é a população estimada dos 15 municípios atendidos pelo consórcio. Essa imensa quantidade de leitos será construída nas três fases de implementação do empreendimento, cada qual com 200 leitos", relata o professor Fernando Birello.
Dentre as cinco propostas desenvolvidas durante o semestre 2017/2 pelos alunos do 8º período do curso, duas seguem à terceira etapa, a do detalhamento arquitetônico e dos projetos complementares para análise do Consórcio Público de Saúde do Vale do Teles Pires e as prefeituras.
Segundo o professor Birello, a prefeitura de Vilhena, em Rondônia, também procurou a Unemat em busca de um Projeto de hospital regional e foi encaminhado um terceiro estudo dentre aqueles da turma de "Projetos Arquitetônicos 7" para apreciação e, neste momento, está em negociação a contrapartida dos planos de estágio, dentro da modalidade de projetos que já foram realizados para Sorriso e Alta Floresta.
O professor explica que divide, dentro da disciplina, as partes operacionais do projeto em três, com a realização de três avaliações, baseadas no princípio das fases de desenvolvimento de startups: inspiração, ideação e realização, desde os primeiros projetos desenvolvidos pelos acadêmicos do curso. "Na primeira etapa trabalhamos a Inspiração, com as fundamentações conceituais, técnicas e funcionais, visita in loco e conversa com profissionais da área. A primeira etapa nos fornece base para a segunda, a da Ideação, quando trabalhamos o desenvolvimento das estratégias de projeto de cada grupo para a intervenção e cumprimento do novo programa de necessidades em si. Na terceira e última etapa, a da Realização, os estudos escolhidos são completamente detalhados pela turma em conjunto com a disciplina de Compatibilização de Projetos", especificou o professor.
As parcerias entre a Unemat e a sociedade, por meio de ações interinstitucionais como a do curso de Arquitetura e Urbanismo, ajudam a promover o desenvolvimento do Estado. Também geram benefícios para a formação dos alunos que experimentam créditos de extensão ao exercício de algumas disciplinas e, neste caso, ao final da disciplina, poderão vir a obter bolsas de estágio em Sorriso e Alta Floresta para desenvolverem, com tempo hábil maior, os projetos por eles propostos.
A informação é da assessoria da universidade.