Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participarão, esta tarde, da sessão da Câmara de Sinop. Representantes do “Movimento Joana Darc”, que luta por mais segurança no trânsito após a morte da aluna de Agronomia, no dia 2 de abril, farão uso da tribuna para exporem a insatisfação dos universitários frente a falta de vontade do Poder Público em atender às reivindicações não só deles, mas também das pessoas que residem nas proximidades da universidade. Os acadêmicos chegaram a “implantar” uma ciclovia até a UFMT, mas a secretaria municipal de Trânsito afirmou que ela será apagada por não atender as exigências da lei.
Raphael Wada e Ronaldo Costa, representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT, disseram, ao Só Notícias, que o “movimento da comunidade acadêmica é legítimo e se justifica em decorrência da lentidão do Poder Público em solucionar as deficiências na avenida Alexandre Ferronato, gerando ou maximizando os ‘problemas’ dos estudantes da universidade como insegurança, acidentes, assaltos e mortes”.
Além da implantação da ciclovia, os acadêmicos também reivindicam no trajeto do centro à UFMT redutores de velocidade, lombadas, sinalização e uma melhor iluminação pública.
Conforme Só Notícias já informou, Joana Darc Gomes da Costa, 22 anos, morreu atropelada por um caminhão Mercedes-Benz branco próximo a rotatória-cruzamento da avenida Júlio Campos com rua Ênio Pipino (ao lado do viaduto). O caminhoneiro envolvido no acidente prestou depoimento na delegacia e vai responder processo em liberdade. Manoel Canoto da Silva, 67 anos, reside em Cáceres e estava em Sinop a trabalho.
Ele explicou que retornava da casa de um amigo e seguiria a um hotel, na rotatória chegou a parar para um carro passar e a visibilidade era pouca por causa da chuva. Ele disse também que, "ao arrancar com o caminhão" ouviu barulho e parou alguns metros adiante “assustado”. Ele acionou o Corpo de Bombeiros, que veio logo e constatou que Joana havia falecido. Joana estava de bicicleta, que foi arrastada por alguns metros e ficou embaixo do caminhão. A jovem caiu ao lado da rotatória.