sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Acaba rebelião no presídio de Sinop. Um preso é morto

PUBLICIDADE

Acaba a rebelião dos 28 presos de Sinop que estavam na ala laranja, que durou cerca de 70 horas. A confirmação foi feita, há instantes, pela comissão que estava negociando com os amotinados. Um preso foi morto. É Antonio Carlos de Farias, o Fofão, 35 anos. Ele tinha sido transferido em janeiro do Carumbé, em Cuiabá. Os três carceireiros Altair Oliveira, Antonio Carlos Santos e Alexandre Jardim, que estavam reféns desde quinta-feira no início da tarde, foram liberados sem ferimentos, embora bastante debilitados.

Um dos presos envolvidos no motim seria integrante do PCC – facção criminosa que surgiu em São Paulo e envolvida em crimes violentos. A polícia acredita que, além de querer um afrouxamento nas regras, alguns queriam se firmar como líderes do presídio, que entrou em funcionamento mês passado.

O tenente coronel Gilson Farid, do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) de Cuiabá disse a estratégia da comissão de negociação prevaleceu sem que os pedidos de transferência de presos, visitas íntimas nas celas, autorização para entrada de televisores e ventiladores e não uso de uniformes, dentre outras, fossem atendidos. Apenas duas reivindicações foram aceitas: visita quinzenal da comissão de direitos humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e exames periódicos de corpo de delito porque alguns detentos estariam sendo espancados.

O tenente coronel disse que não houve invasão no presídio e que os presos foram vencidos pelo cansaço. Só Notícias apurou que o estoque de comida e água desde ontem tinha acabado. “A morte deste preso foi ocasianada pelos próprios detentos e cabe a direção do presídio identificar os responsáveis”, disse Farid

Os parentes dos três carceireiros reféns puderam, agora há pouco, entrar na ala administrativa do presídio delegado Ferrugem para vê-los. Daniel Jardim, pai do carceireiro Alexandre Jardim, saiu emocionado. “Fiquei contente com o trabalho da polícia. Meu filho está bem. Abracei ele e disse que estou muito feliz por ele estar bem”, afirmou o pai.

Agora será feita uma limpeza geral na ala laranja. Os presos acabaram destruindo as grades das celas que deverão ser soldadas novamente. Parte das paredes também foi danificada. A direção da cadeia deverá identificar os envolvidos na rebelião que poderão ser divididos em outras alas.

(Atualizada às 15:13hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE