Foram abertas as inscrições para a Oficina de Produção de Trilha Sonora para Cinema e Vídeo, que será ofertada entre a segunda e sexta-feira (22 a 26), em Barra do Garças. A capacitação integra o ciclo formativo em audiovisual do projeto “Araguaia em Curso”, contemplado pela secretaria estadual de Cultura, Esporte e Lazer, no edital Cinemotion de Formação, edição Lei Paulo Gustavo.
Com certificação, acessibilidade em Libras e direito a lanche no intervalo, as aulas ocorrem das 13h30 às 17h, no Núcleo de Produção Digital da UFMT, em Barra do Garças. Quem ministra a oficina é o músico compositor Divino Arbués, que reúne uma trajetória artística e cultural de décadas. Natural da região do Araguaia, o profissional lançou oito discos com músicas próprias, algumas utilizadas como trilhas sonoras em documentários e filmes.
Com passagens por peças, festivais e produções audiovisuais, o oficineiro defende que a trilha é capaz de ampliar a percepção da história. “A música é uma linguagem que todos carregam desde pequenos, ligada às experiências pessoais de vida. No cinema, ela pode transportar as pessoas para dentro da narrativa, adicionando pulsações, sensações e até elementos que vêm de fora da história para somar a ela”, explica.
De março deste ano até agora, o projeto “Araguaia em Curso” ofertou gratuitamente oito oficinas voltadas às diferentes etapas da cadeia produtiva do audiovisual no Médio Araguaia, totalizando mais de 220 participantes.
As oficinas já realizadas foram: Roteiro para Ficção, Pesquisa e Elaboração de Roteiros para Documentário, Direção para Cinema, Fotografia e Iluminação para Cinema e Vídeo, Formação de Atores, Edição e Montagem para Cinema e Vídeo, e Documentário Criativo.
Após a Oficina de Produção de Trilha Sonora para Cinema e Vídeo, a próxima formação terá como tema a “Pós-produção, Color-Grading e Colorização”, e será realizada no mês de outubro.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.