Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) apreenderam, essa semana, 580 quilos de pescado nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Segundo o gerente regional de Sinop, Márcio Cavalcanti, os peixes estavam em estabelecimentos comerciais, que não comunicaram o estoque à secretaria até o prazo estabelecido, devido o período da piracema, que começou no dia 03 de novembro.
Em Lucas do Rio Verde foram apreendidos 230 quilos de várias espécies de peixes. Em Nova Mutum foram 350 quilos de matrinchã. O pescado deve ser doado para entidades beneficentes. Os proprietários dos estabelecimentos também foram autuados pela irregularidade.
Desde o início da piracema já foram apreendidos vários materiais de pesca como espinhéis e redes, no rio Teles Pires em Sinop. Neste período, que termina no dia 28 de fevereiro, só são permitidas pescas com linhas ou vara de mão, sendo proibidas tarrafas e redes.
A piracema é período de reprodução dos peixes, garantindo assim a continuação das espécies e o sustento das famílias que vivem da pesca.
Em todo o Estado mais de 200 fiscais estão trabalhando. Fazem parte da Regional de Sinop os rios Teles Pires, Rio Verde, Arinos, Celeste, Nandico e Von Steinen, que percorrem 18 municípios da região.