No próximo mês, a Justiça da Comarca de Sinop estará movimentado para a ocorrência de 5 júris populares, sendo, nos dias 17, 19, 21, 24 e 26, todos com horário de início previsto para às 08:30h.
O primeiro (17), será o júri de Marcelo dos Santos, que é acusado de atirar contra Roni Clei Marangoni, no dia 10 de novembro de 1996, por volta de 12:40h, na rua dos Cajueiros, próximo a um colégio no centro de Sinop. Marcelo já deveria ter sido julgado por esse crime no dia 2 de julho deste ano, mas seu julgamento teve que ser adiado pois ele não tinha advogado.
Na mesma data, Etore Moraes foi condenado a 1 ano e 7 meses de prisão, por ter participado do crime. Após esse júri, Marcelo, conhecido como Cascavel, deverá passar por outro. No caso, ele é réu confesso de ter matado a dona de casa Maria de Lourdes Bregolatto, no dia 12 de junho deste ano, à facadas.
O 2º júri está programado para o dia 19. É o de Anderson Conceição de Oliveira, que é acusado de matar, a tiros, Luneis Paulo Lamb, em 31 de dezembro de 2002, por volta de 23:30h, em um bar situado na rua Pastor Manoel Santana, no bairro Boa Esperança de Sinop.
O próximo julgamento deverá acontecer em 21 de outubro. Luiz Jhony da Silva Lopes é acusado de matar Vanderlei de Almeida, com disparos de revólver calibre 38, em 11 de setembro de 2004, no bairro Boa Esperança, por volta de 04:00h e com a ajuda de uma terceira pessoa, não identificada.
No dia 24 o julgamento será de Luiz Messias de Araújo, que teria matado duas pessoas com tiros de espingarda, em 24 de agosto do ano passado, em torno de 22:00h, numa fazenda no município de Santa Carmem. As vítimas foram Delcimar Lopes dos Santos e Silvestre Sem.
E o último júri está marcado para o dia 26. Neste, Josué Rodrigues de Souza será julgado pelo assassinato de Zilu Fagundes Nogueira. O crime aconteceu em 02 de novembro de 2004, por volta de 06:20h, em frente um clube, na rua das Samambaias no centro de Sinop. Josué teria utilizado um faca com lâmina de 17cm.
Para todos os casos, o defensor público Carlos Eduardo Roika Junior foi designado. O juiz será João Manoel Pereira Guerra.