quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

33 indústrias de Sinop foram notificadas para contratar jovens aprendizes

PUBLICIDADE

O Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial), junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), notificou 33 indústrias sinopenses para que elas efetuem a contratação de jovens entre 14 e 18 anos incluindo-os no PNPE (Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego), que capacita jovens para trabalhar na indústria e no comércio em geral.

É a primeira vez que esse programa de aprendizagem industrial vem sendo aplicado em Sinop. Ele consiste em um curso de cerca de um ano de duração, que o jovem faz para poder ingressar no mercado de trabalho. O curso é de 400 horas práticas na empresa contratante e 500 horas no Senai. De acordo com a lei de aprendizagem do MTE, número 10.097 de 19 de dezembro de 2000, todas as indústrias são obrigadas a contratar de 5% a 15%, dependendo do quadro de funcionários, jovens aprendizes.

Em Sinop, a contratação está sendo de apenas um jovem por cada uma das 33 indústrias, pois a estrutura do Senai só tem capacidade para atender cerca de 30 jovens. As disciplinas que os aprendizes vão tomar aulas são as de informática básica e avançada; organização industrial; matemática básica e financeira; gestão de pessoas, relações humanas, ética e cidadania; gestão de processos, atendimento ao público; libras, comunicação com surdos e mudos; projetos instrumentais; contabilidade básica; práticas administrativas e liderança e trabalho em equipe.

Durante todo esse período de curso os aprendizes são contratados, com carteira de trabalho assinada e remuneração. Se trabalharem 8 horas diárias receberão um salário mínimo (R$ 300), mas como no caso de Sinop os jovens passam meio período em curso e apenas 4 horas na empresa, eles receberão meio salário mínimo (R$ 150). Durante o ano fica a critério da empresa pagar uma quantia maior ao aprendiz, bem como decidir, ao final do curso, se o contrata ou não, definitivamente.

A indústria notificada que não contratar o jovem no prazo compreendido entre 06 e 10 de junho terá que se justificar junto a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) sob a penalidade de multa. O curso começa no próximo dia 20 e tem previsão para finalizar no dia 12 de maio de 2006.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE