A 6ª edição do Festival de Praia de Sinop 2006 foi encerrada ontem, com saldo positivo em todos os quesitos realizados. Segundo a comissão organizadora, o evento superou todas as marcas previstas. Os índices somados englobaram a pesca esportiva, a arrecadação de alimentos, o público presente, a movimentação e a arrecadação dos ambulantes na praça de alimentação, e ainda, o volume de usuários do transporte coletivo, que teve seu preço popularizado.
O diretor de Cultura e Eventos, Fernando Assunção, revelou que, no balanço geral dos dois finais de semana em que aconteceram o Festival de Praia, o espaço conseguiu reunir cerca de 21 mil pessoas.
Para o prefeito de Sinop, Nilson Leitão, este é um sinal bastante positivo, não apenas para a organização do evento, mas também para os vários segmentos comerciais que acabam sendo envolvidos direta ou indiretamente com o acontecimento.
“O Festival de Praia gera em torno de 280 empregos durante 15 dias de um período do ano que, se não fosse pelo evento seria uma data morta”, ressaltou o prefeito ao lembrar o fomento nos postos de gasolina, supermercados, lojas especializadas em produtos de camping, lojas de roupas, distribuidoras de bebidas e muitos outros segmentos comerciais que estariam com as vendas estagnadas entre o final de julho e início de agosto.
Conforme Assunção e toda a comissão organizadora, o primeiro final de semana do festival teve um público mais reduzido por causa de uma queda na temperatura, no entanto, o segundo chegou a ser considerado recorde no volume de banhistas e freqüentadores.
Outro ponto que contribuiu bastante para atrair as pessoas foram as inúmeras atrações desenvolvidas durante o sábado e domingo, respectivamente. Além das atividades que já vinham seguindo normalmente, como a praia da criança, recreações, atividades esportivas e aeróbicas, o evento contou com muitas outras atrações.
No sábado à noite, o público se reuniu em frente ao palco principal para prestigiar o “2º Rock in Praia”, concurso que reuniu 14 bandas de Sinop, todas amadoras. Seguindo com apresentações de algumas bandas profissionais, a noite foi encerrada com show de raio laser e dj’s de renome no Estado que embalaram a multidão até a madrugada.
O domingo também foi bastante recheado de novidades. Logo no início da manhã, o Festival de Pesca conseguiu agregar, além dos 74 barcos na água, vários expectadores e simpatizantes da pesca que apoiaram e incentivaram as equipes da areia mesmo. A 7º etapa do Circuito Mato Grosso de Vôlei de Praia, com atletas de renome do Estado, também contou com um público bem grande.
Ainda no domingo à tarde, o show motociclístico de free style, apresentado pelos pilotos Gilmar Flores (Joaninha) e Marcos Paris, reuniu outra grande parcela de banhistas e freqüentadores do Festival. As areias da praia do Cortado serviram de palco, pela primeira vez, para a realização tanto do show de acrobacias quanto do Circuito de Vôlei.