quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

18 mil pessoas passam por hora no velório do Papa

PUBLICIDADE

Cresce a cada minuto a fila dos fiéis para dar o último adeus ao papa João Paulo 2º na basílica de São Pedro, coração do Vaticano. Segundo a Santa Sé, cerca de 18 mil peregrinos passam diante do corpo por hora.

Para chegar até o papa, os peregrinos levam até seis horas nas filas. A prefeitura de Roma está distribuindo cerca de 300 mil garrafinhas de água, desde a manhã de hoje, para evitar que os fiéis se desidratem.

São esperados 2 milhões de peregrinos na cidade até sexta, quando acontece o enterro. Roma tem uma população estimada em 2,6 milhões de pessoas.

Há quase um colapso dos transportes na região da basílica, dado o afluxo crescente de pessoas que chegam do mundo todo.

A basílica deverá será fechada por duas horas, das 3h às 5h da madrugada desta quarta, para limpeza. A meteorologia prevê, de novo, bastante frio para esta noite.

Pela manhã, os policiais que fazem a segurança do local, estimaram que mais de 600 mil pessoas teriam passado dentro da basílica. Mas, segundo o Departamento de Proteção Civil italiano, 400 mil pessoas assistiram ontem a procissão que levou o corpo até a basílica e mais 200 mil pessos viram o corpo dentro da igreja, totalizando 600 mil.

Por medida de segurança, a polícia italiana fechou parte da praça São Pedro. Os fiéis são obrigados a se dirigir à via della Conciliazione e aguardar a lentíssima movimentação. O acesso à basílica é feito pelo lado direito do palácio do Vaticano.

Durante a madrugada, as dezenas de milhares de fiéis vindos de todas as partes da Itália, da Europa e de países de outros continentes suportaram um frio de 5ºC, segundo meteorologistas romanos.

O velório vai prosseguir até quinta-feira à noite. Na sexta-feira, às 10h (5h de Brasília), serão iniciados os ritos fúnebres finais e, em seguida, João Paulo 2º será enterrado na cripta da basílica de São Pedro, no mesmo túmulo em que esteve enterrado o papa João 23º.

Os cardeias se reuniram hoje pelo segundo dia seguido após a morte do papa. A escolha do sucessor deve começar entre 15 e 20 dias, com o início do conclave, a reunião dos 117 cardeias convocada com o objetivo de escolher o novo papa. Dos 117, 91 já estão em Roma. O cardeal das Filipinas Jaime Sin não deve participar devido a problemas de saúde.

O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, apontado como um dos mais fortes “papáveis”, deve chegar na quarta a Roma.

Vários chefes-de-Estado já confirmaram presença ao funeral de João Paulo 2º: entre eles estão o norte-americano George W. Bush [e seu pai], Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), príncipe Charles (Reino Unido), Jacques Chirac (Franca) e o rei Juan Carlos (Espanha).

Antes da abertura das portas da basílica ao publico nesta segunda-feira, houve uma cerimônia fúnebre reservada, celebrada pelo camerlengo [líder interino do Vaticano], o cardeal Eduardo Martinez Somalo.

Apenas 26 veículos de comunicação presenciaram o evento, todos escolhidos mediante sorteio. A Folha Online foi o único veículo brasileiro presente à cerimônia.

Segundo a lista do centro de imprensa, somente mais um jornalista brasileiro acompanhou o grupo, o freelance paranaense Rodrigo Werneck.

A cerimônia reservada chama-se “De Corporis Summi Pastoris Ioannis Pauli Secundo Translatione in Basilicam Vaticanam” (Traslado do corpo do sumo pastor João Paulo Segundo para a basílica vaticana) e foi acompanhada por padres, bispos, arcebispos e cardeais do mundo todo. O ritual da cerimônia está descrito em um livro de 47 páginas que inclui cânticos, suas partituras e ladainhas.

Cerca de uma hora e meia após seu término, as portas da catedral foram abertas para a peregrinação dos fiéis.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE