PUBLICIDADE

15 pessoas estavam com o Papa no momento de sua morte

PUBLICIDADE

Leia abaixo, na integra, o comunicado oficial do Vaticano sobre a morte do Papa João Paulo II:

“O Santo Padre morreu às 21h37 (16h37 de Brasília deste sábado em seu aposento privado.

Às 20h (15h de Brasília) foi iniciada a celebração da Santa Missa da Divina Misericórdia nos aposentos do Santo Padre, presidida pelo arcebispo Stanislaw Dziwisz, com a participação do cardeal Marian Jaworski, do arcebispo Stanislaw Rylko e do monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki.

Durante a missa, o Santo Viático (comunhão dada aos que estão perto da morte) foi administrada para o Santo Padre e, mais uma vez, o sacramento da unção dos enfermos (extrema-unção).

As horas finais do Santo Padre foram marcadas por orações ininterruptas de todos aqueles que estavam o ajudando em sua piedosa morte, e pela oração dos fiéis que permaneceram na praça São Pedro por várias horas.

Estavam presentes no momento da morte de João Paulo II: seus dois secretários pessoais, o arcebispo Stanislaw Dziwisz e o monsenhor Mieczyslaw Mokrzycki, o arcebispo Stanislaw Rylko, o padre Tadeusz Styczen, as três freiras do Sagrado Coração de Jesus, que cuidaram do papa em seus aposentos, guiadas pela madre superiora Tobiana Sobódka, e o médico pessoal do papa, Renato Buzzonetti, e dois médicos em guarda, Alessandro Barelli e Ciro D’Allo, além de duas enfermeiras.

Imediatamente após (a morte) o cardeal secretário de Estado Angelo Sodano chegou, assim como o camerlengo da Santa Igreja Católica, cardeal Eduardo Marínez, e o arcebispo Paolo Sardi, vice-camerlengo da Santa Igreja Católica.

Depois, o cardeal Joseph Ratzinger, dignitário do Colégio dos Cardeais, e o cardeal Jozef Tomko também chegaram.

Neste Domingo do Divino Perdão, às 10h30 (5h30 do domingo de Brasília) uma missa para o repouso da alma do Santo Padre será celebrada na praça São Pedro, presidida pelo cardeal Angelo Sodano.

Ao meio-dia, será realizada a prece mariana da Páscoa, Regina Coeli.

O corpo do sumo pontífice deve ser levado à basílica do Vaticano não antes da tarde da próxima segunda-feira.

A primeira congregação geral dos cardeais será realizada às 10h (5h de Brasília, na próxima segunda-feira, dia 4), na sala Bolonha do Palácio Apostólico.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE