PUBLICIDADE

10 mil alevinos são soltos em rios de Nova Mutum

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum realizou ontem, a soltura de mais 10 mil alevinos em rios do município. Neste ano, já foram soltos cerca de 60 mil alevinos das diversas espécies encontradas na bacia hidrográfica da região (Amazônica). Além desta ação, a Secretaria em parceria com a Secretaria Estadual de Meio e Ambiente – SEMA- está realizando a fiscalização nos rios no sentido de coibir a pesca predatória.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco de Moraes Filho, tais iniciativas são muito importantes para reforçar o repovoamento dos rios. Nova Mutum conta com diversos rios dentro de seu território. Ele destaca que mesmo a principal modalidade de pesca sendo a de barranco a soltura auxilia na manutenção do equilíbrio natural. “É uma alternativas encontradas para garantir que as atividades pesqueiras tenham continuidade”, explicou.

A piscicultura comercial também tem espaço dentro da economia de Nova Mutum. Atualmente cria-se cerca de 2 milhões de alevinos por ano, distribuídos em 90 tanques. A produção abastece o mercado local e também em centros maiores, a exemplo de Cuiabá. Um projeto que destaca-se em Nova Mutum é a Piscicultura Buriti. No local são reproduzidas em cativeiro espécies nativas da região, a exemplo de Cachara, Curimbatá, Jatuarana, Matrinxã, Pacú, Piau, Tambacu, Tambaqui, Piraputanga, Pintado, Pirarara e Jundiá. Trata-se de uma iniciativa única em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE