As equipes que compõem a delegação de Mato Grosso estrearam, neste domingo(16), nas Olimpíadas Universitárias 2009, realizadas em Fortaleza, no Ceará. Com 124 integrantes, esta é a maior delegação do estado em toda a história dos jogos.
Pela manhã, foram quatro partidas, com duas vitórias e duas derrotas. No Basquete masculino, o ICE/Cuiabá perdeu por apenas um ponto de diferença para os amazonenses da Unilasalle, pelo placar de 63 a 62. A outra derrota da manhã veio no vôlei masculino. Com o placar de 3 sets a 1, A UFAC, do Acre, venceu a Unilasalle, de Lucas do Rio Verde.
As vitórias vieram no restante da manhã. O handebol masculino da Fasipe/Sinop derrotou os amazonenses da UFAM, pelo placar de 36 a 33. Quem também saiu vitorioso foi o time de futsal da UNIC, de Rondonópolis, que atropelou as sergipanas da UFS, goleando por 4 a 0.
Na parte da tarde, mais quatro partidas completaram a primeira rodada da competição. O basquete feminino da Fasipe/Sinop fez história ao ser a primeira equipe do estado a disputar a divisão especial das Olimpíadas Universitárias. E em sua primeira partida, a equipe sinopense enfrentou as paulistas da Unisantana e perdeu por 102 a 50.
No futsal masculino, os cuiabanos da UFMT ficaram no empate de 2 a 2 com os sergipanos da UFS. A vitória da tarde veio no handebol, com as sinopenses da Fasipe, que atropelaram as meninas da UFC, donas da casa, pelo placar de 38 a 23. Fechando o dia, o vôlei feminino da Fauc, de Cuiabá, perdeu por 3 a 0 para a UFAM, de Manaus.