Após vencer Palmeiras e Internacional, o Vitória fez mais uma vítima neste domingo. O time baiano derrotou por 3 a 1 o Botafogo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro. Com um gol do lateral-esquerdo Leandro, com uma ajuda do zagueiro Juninho, um golaço de Leandro Domingues e outro de Gláucio, a equipe comandada por Vágner Mancini chegou a 39 pontos e subiu para a sétima colocação. Já o alvinegro carioca, que descontou com Laio, segue na zona de rebaixamento, com 25 pontos.
O jogo – O Botafogo iniciou a partida buscando abrir o placar e atuando de maneira envolente, com bom toque de bola. Tanto que o atacante Victor Simões teve duas oportunidade marcar antes dos cinco minutos. Aos três minutos, ele finalizou para boa defesa de Viáfara. Dois minutos depois, aproveitando falha do goleiro baiano, tentou de bicicleta, mas a bola foi para fora.
Com dez minutos, o goleiro do Vitória sentiu uma lesão e foi substituído por Gléguer. No minuto seguinte, o time baiano chegou pela primeira vez com perigo no ataque. Neto Berola fez boa jogada e cruzou, mas Leandro Guerreiro tirou a bola da grande área.
Entretanto, o Botafogo dominava a partida e voltou a assustar o Vitória em duas oportunidades. Aos 15 minutos, Victor Simões faz boa jogada e tocou para Rodrigo Dantas. O atacante finalizou para boa defesa de Gléguer. Três minutos depois, novamente Victor Simões, em jogada individual, rolou para Rodrigo Dantas, mas a zaga tirou o perigo.
A partida ficou mais equilibrada e o Vitória passou a atacar mais. Não demorou muito e os visitantes abriram o placar. Aos 29 minutos, Leandro cruzou pela esquerda e o zagueiro Juninho tentou cortar e acabou colocando a bola para a rede. No entanto, o árbitro deu o gol para o lateral-esquerdo. O gol abalou o Botafogo e permitiu ao time baiano dominar o jogo.
No entanto, o Vitória, mesmo a frente no placar, não fazia uma boa partida e pouco levava perigo ao goleiro Jéfferson. Somente aos 44 minutos, o atacante arriscou, mas a bola foi para fora. A torcida botafoguense vaiou muita a equipe na saída para o intervalo.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com uma escalação mais ofensiva. O técnico Estevam Soares tirou o volantes Jônatas e colocou o atacante Laio. No entanto, o jogo recomeçou da mesma maneira que a etapa inicial, com o Botafogo dominando, mas sem muita objetividade. O Vitória, com a vantagem no placar, tentava avançar nos contra-ataques.
A primeira boa chance foi do Botafogo, aos cinco minutos, quando Lúcio Flávio cobrou falta com categoria e obrigou Gléguer a espalmar a bola. A resposta dos visitantes veio no minuto seguinte. O atacante Neto Berola tocou na saída do goleiro Jefferson, mas Leandro Guerreiro tirou a bola quase sobre a linha do gol.
Contudo, o Botafogo, afobado, não conseguia armar boas jogadas. A torcida ficava cada vez mais impaciente e deixava os jogadores em campo mais nervosos. Já o Vitória não estava em uma noite inspirada e pouco assustava o goleiro Jéfferson. Com isso, os lances de perigo não aconteciam para ambos os lados.
Para piorar a situação do Botafogo, o zagueiro Emerson foi expulso após acertar o Vanderson por trás, com 27 minutos. Três minutos depois, Laio quase empatou ao tentar encobrir Gléguer. No entanto, o goleiro baiano se recuperou e conseguir fazer a defesa. A resposta do Vitória veio aos 34, quando Leandro Domingues fez boa jogada e finalizou para grande defesa de Jéfferson.
A partir daí, a partida passou a ficar mais aberta, com as duas equipes buscando o gol. Aos 35 minutos, Jóbson fez boa jogada pela direita e cruzou para Marquinho, que cabeceou e obrigou Gléguer a fazer grande defesa. No minuto seguinte, o Vitória encaixou um contra-ataque, mas Roger desperdiçou a chance de garantir os três pontos.
No entanto, o Vitória sacramentou o triunfo em dois lances. Aos 41 minutos, em mais um contra-ataque, Leandro Domingues partiu do campo de defesa, passou por três alvinegros e tocou na saída de Jefferson. Dois minutos depois, Gláucio dominou a bola, passou por dois e chutou colocado no ângulo de Jefferson.
Antes do final, o Botafogo ainda conseguiu diminuir. Aos 47 minutos, Marquinho cruzou e Laio cabeceou para as redes de Gléguer. O gol foi muito vaiado pela torcida, que hostilizou muito os jogadores e o técnico Estevam Soares.