Com uma atuação inspirada do atacante Diego Tardelli, o Atlético-MG foi soberano e derrotou o Santos, por 3 a 1, neste domingo, no Mineirão. Os gols dos mineiros foram marcados por Evandro e Tardelli (2), com Kléber Pereira fazendo o gol de honra dos santistas, neste confronto válido pela 26° rodada do Campeonato Brasileiro.
Na próxima rodada, os dois times jogam em casa. Enquanto o Galo, quinto colocado, com 44 pontos (empatado com o Internacional, que tem uma vitória a mais: 13 a 12), recebe o Barueri, no sábado, no Mineirão, o Alvinegro Praiano, 12°, com 36 pontos (oito de desvantagem com relação ao g-4), encara o Palmeiras, no clássico paulista, domingo, na Vila Belmiro.
O jogo – Com modificações na equipe, o Santos começou a partida assustando os donos da casa. O atacante Felipe Azevedo, que entrou no lugar do meia Róbson, contundido, quase abriu o placar para os santistas. Aos dois minutos, Azevedo desceu pela direita e na hora de cruzar a bola para a área, resolveu bater direto para o gol, exigindo uma boa defesa de Carini. Atento, o goleiro uruguaio espalmou a bola para escanteio.
Mas o Galo não demorou para responder e o fez de forma mais eficaz. Aos seis, Carlos Alberto desceu pela direita, fez boa jogada e cruzou para a entrada da área. A zaga do Peixe não conseguiu afastar o perigo e a bola sobrou na medida para Evandro. O meia atleticano finalizou no canto direito de Felipe, que ainda tocou na bola, porém, não conseguiu evitar o primeiro gol dos mineiros.
Aproveitando o bom momento, o Atlético-MG quase ampliou a sua vantagem, em duas oportunidades. Na primeira, aos oito minutos, Eli Sabiá errou na saída de bola, que sobrou para Diego Tardelli. O atacante do Galo bateu com força, exigindo boa defesa de Felipe. No minuto seguinte, foi a vez de Eder Luis arriscar, buscando o canto esquerdo de Felipe. O chute levou perigo, no entanto, acabou saindo pela linha de fundo.
Dono das ações dentro de campo, sem que o Peixe lhe incomodasse no setor defensivo, os donos da casa quase ampliaram o marcador. Com 32, Eder Luis recebeu bom passe de Diego Tardelli, girou em cima da marcação e finalizou com força, sobre a trave, assustando o goleiro Felipe.
Luxa muda e Galo amplia – Na volta do intervalo, o técnico Wanderley Luxemburgo fez duas alterações visando dar mais mobilidade ao meio-campo alvinegro. Pará entrou no lugar de Emerson e Germano no lugar de Rodrigo Mancha.
Mas, apesar do time ter ganhado em movimentação em campo, ainda não conseguia chegar com perigo ao ataque. E para piorar, os mineiros aumentaram a vantagem. Aos 10, Eder Luis arrancou em jogada individual para a grande área até ser puxado pelo zagueiro Fabão. Pênalti marcado e convertido pelo atacante Diego Tardelli, no minuto seguinte: 2 a 0 para os donos da casa e festa da torcida atleticana no Mineirão.
Ainda acreditando numa remota possibilidade de virar o jogo, Luxemburgo sacou Felipe Azevedo para a entrada de Neymar. A modificação não surtiu efeito e o Atlético-MG definiu o confronto. Aos 28, o volante Correa fez boa jogada, driblando dois adversários, antes de dar uma enfiada de bola precisa para Diego Tardelli, que ganhou na corrida de Fabão, antes de mandar a bola para o fundo das redes, marcando o terceiro do Galo.
Com este gol, Tardelli, convocado pelo técnico Dunga para os dois últimos compromissos (Bolívia e Venezuela) da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 (África do Sul), chegou aos 13 gols e se tornou artilheiro do Brasileirão ao lado de Adriano (Flamengo) e Jonas (Grêmio).
Com a disputa definida, os mineiros, que tiveram a estreia de Ricardinho – no lugar de Evandro, aos 31 minutos da etapa complementar – relaxaram e os santistas aproveitaram para diminuir a diferença. Aos 33, Madson fez bom lance individual pela direita e cruzou com precisão para Kléber Pereira. O centroavante se abaixou e de "peixinho" marcou o gol do Alvinegro Praiano.