O Vitória foi à Ilha do Retiro para enfrentar o Sport, em duelo que fechou os jogos de domingo da oitava rodada do Brasileirão, e saiu de campo extremamente satisfeito. O Rubro-Negro baiano teve uma grande exibição, venceu os pernambucanos por 3 a 1 e deixou a zona de rebaixamento, empurrando os adversários para o Z4.
Com gols de Uillian Correia, Kanu e André Lima, o Vitória chegou aos oito pontos, alcançou a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro e irá terminar a rodada fora da zona de rebaixamento. Já o Sport, que também tem oito, ficou na 17ª posição, entrando no Z4. O gol do Rubro-Negro pernambucano foi marcado por Diego Souza.
Na próxima rodada, o Vitória irá receber o Santos, na quarta-feira, às 19h30(de Brasília), no Barradão. O Sport joga na mesma data, às 21h45(de Brasília), visitando o Atlético-MG, no Independência.
O jogo – Debaixo de forte chuva, a partida teve início e logo com dois minutos o Vitória teve uma chance clara. Geferson ficou com a sobra na entrada da área e finalizou tirando do goleiro Magrão. A bola passou raspando a trave, mas foi para fora.
Nos minutos seguintes, o Sport melhorou e conseguiu algumas investidas principalmente em jogadas de Diego Souza. Porém, nenhuma chance clara foi criada.
Se o Leão da Ilha não conseguiu ser efetivo, o Vitória abriu o placar ainda na primeira metade da etapa inicial. Aos 16, Kanu recebeu o passe em jogada que a defesa do Sport saiu mal na linha de impedimento, dividiu com o goleiro Magrão e deixou Uillian Correia na cara do gol. Com espaço aberto, o volante somente completou para a rede e abriu o placar na Ilha do Retiro.
Nos minutos seguintes, o Vitória conseguiu controlar o jogo e ser melhor na partida. O Sport só conseguiu assustar aos 34, depois de falha defensiva e chute de André em cima da marcação.
Logo na sequência, porém, o Leão da Barra quase ampliou. Aos 35, David deu lindo passe para Patric, que livre de marcação completou para o gol. Bem posicionado, Magrão conseguiu encostar o pé na bola e operar um milagre para evitar o gol. Na sequência, aos 36, o goleiro do Sport apareceu de novo, desta vez para mandar cabeçada perigosa de Fred para escanteio.
Maduro, o gol do Vitória saiu logo na sequência. Aos 37, após cobrança de escanteio, David desviou para o meio e Kanu apareceu na entrada da pequena área para fuzilar a rede de Magrão e ampliar o marcador.
O Sport, porém, ainda conseguiu marcar antes do intervalo. Aos 45 minutos, após escanteio, Durval cabeceou em direção ao gol e Diego Souza somente completou para diminuir no fim da primeira etapa.
O Rubro-Negro pernambucano voltou melhor para o segundo tempo e assustou logo aos três e quatro minutos, em cabeçadas de Diego Souza e Ronaldo Alves. O Vitória, porém, chegava nos contra-ataques, e quase fez o terceiro em chute de Neilton de fora da área, aos 11.
O Sport seguiu na pressão e quase empatou aos 16. Sander chegou à lina de fundo e cruzou rasteiro para a área. Lá estava André, que se antecipou à zaga, mas mandou por cima, perdendo grande chance. O Vitória respondeu logo na sequência, aos 19, em finalização de Cleiton Xavier.
No decorrer da segunda etapa, porém, o Sport perdeu o fôlego e o Vitória começou a pressionar. Aos 27, Patric arriscou de fora da área e obrigou Magrão a fazer uma grande defesa para evitar o gol.
Na sequência, porém, o goleiro do Sport não pôde fazer nada. Aos 33, Cleiton Xavier fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro. Livre, André Lima apenas empurrou para a rede e fez o terceiro dos visitantes.
Após sofrer o terceiro gol, o Sport tentou uma pressão desordenada e não conseguiu ser efetivo. Com isso, o Vitória apenas administrou a vantagem e garantiu o importante triunfo por 3 a 1.