PUBLICIDADE

Vettel se torna tetracampeão mais jovem da F-1

PUBLICIDADE

O alemão Sebastian Vettel precisava apenas de um quinto lugar no Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1 para conquistar já neste domingo o tetracampeonato do Mundial da categoria, mas quis garantir o título a seu estilo: vencendo. O piloto da Red Bull fez prova muito consistente para conseguir mais uma vitória na temporada, a sexta consecutiva, e se tornar o piloto mais jovem da história a obter quatro títulos da categoria.

O alemão ousou na estratégia na prova deste domingo e fez sua primeira parada para troca de pneus já na segunda volta, mas manteve ritmo forte e foi abrindo caminho até a vitória, seguido pelo alemão Nico Rosberg e o francês Romain Grosjean. O brasileiro Felipe Massa acabou em quarto. Já o espanhol Fernando Alonso, que poderia evitar o título do piloto da Red Bull, foi apenas o 11º.

Vettel chega ao tetracampeonato com apenas 26 anos de idade, seis a menos do que quando seu compatriota e ídolo Michael Schumacher conquistou seu quarto título. O francês Alain Prost e o argentino Juan Manuel Fangio, outros dois pilotos na história a atingirem essa marca o fizeram com 38 e 45 anos de idade, respectivamente.

O fato aumenta a lista sequencial de recordes de Sebastian Vettel, campeão, bicampeão e tricampeão mais jovem da categoria. Ele também foi o piloto mais novo a obter uma pole position, a marcar pontos e a subir ao pódio na Fórmula 1.

O alemão entra ainda em um seleto grupo de pilotos que conquistaram quatro títulos consecutivos, em que também estão o heptacampeão Michael Schumacher, primeiro colocado do Mundial entre 2000 e 2004, além de 1994 e 1995, e o penta Juan Manuel Fangio, campeão de 1954 a 1957, além de 1951.

O título de Vettel em 2013 ocorre com quatro etapas de antecedência, marcando uma temporada em que uniu seu talento e eficiência ao melhor desempenho do carro da Red Bull. Com apenas um abandono no ano, ele já venceu dez vezes e foi um dos quatro primeiros em todas as provas que terminou.

O resultado do Grande Prêmio da Índia já dá à Red Bull também o tetracampeonato do Mundial de Construtores, deixando para as últimas três etapas do calendário apenas as disputas pelos vice-campeonatos de pilotos e de equipes. Abu Dhabi, na próxima semana, Estados Unidos e Brasil são as corridas restantes de 2013.

A prova – Largando na pole position, Sebastian Vettel conseguiu defender a primeira colocação dos ataques de Nico Rosberg e Lewis Hamilton e ainda teve sua briga pelo título da temporada facilitada quando Fernando Alonso foi tocado na primeira curva e caiu para a décima posição.

O brasileiro Felipe Massa também começou muito bem a corrida em Nova Délhi e pulou da quinta para a segunda colocação, ganhando a posição de Mark Webber na largada e depois deixando para trás a dupla da Mercedes em uma ousada ultrapassagem dupla.

Mas já na segunda volta da corrida, o alemão da Red Bull foi chamado para os boxes para trocar os pneus macios pelos médios e retornou à pista apenas na 17ª colocação, deixando Massa na ponta. Alonso também teve que parar para trocar a asa dianteira, danificada em toque.

A maioria dos pilotos a largar com pneus macios foi para os boxes entre a sexta e oitava voltas. Quando o brasileiro parou, Webber foi para a liderança. Vettel rapidamente voltou a ocupar o grupo dos primeiros colocados, assumindo a terceira posição no 13º giro.

Webber só foi aos boxes ao fim da 28ª volta, devolvendo a Vettel a liderança da corrida, e colocou pneus macios. Os pilotos da Red Bull trocaram de posição na 32ª volta, quando o alemão fez sua segunda e última parada, mas o australiano foi novamente aos boxes um giro depois para voltar aos compostos médios, mais duráveis, e posteriormente abandonou com problemas no alternador.

Com vantagem confortável para o restante do pelotão, Vettel precisou em Nova Délhi apenas fazer o que já está acostumado: manter ritmo forte, receber a bandeira quadriculada na primeira colocação e entrar na história.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Índia de Fórmula 1:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
6: Sergio Perez (MEX/McLaren)
7: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
8: Paul Di Resta (ESC/Force India)
9: Adrian Sutil (ALE/ Force India)
10: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
11: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
12: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
13: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
14: Jenson Button (ING/McLaren)
15: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
16: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
17: Max Chilton (ING/Marussia)
18: Jules Bianchi (FRA/Marussia)
Não completaram:
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Charles Pic (FRA/Caterham)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE