As inscrições para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008 estão abertas até o dia 31 deste mês. As instituições de ensino superior (IES) devem confirmar todos os alunos habilitados, ou seja, aqueles ingressantes e concluintes em situação regular.
São considerados ingressantes os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso. Os concluintes quem até essa mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso. A prova será realizada no dia 9 de novembro, às 13h (horário de Brasília).
Neste ano serão avaliados os mesmos cursos que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005, sendo arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química, além dos cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
Também os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do exame deverão regularizar a situação participando do Enade.
Após o dia 31 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará uma seleção dos alunos que serão submetidos às provas. A lista com os selecionados será divulgada a partir do dia 26 de setembro e até o dia 20 de outubro estarão disponíveis os locais de aplicação das provas.
O Enade é um processo que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
As diretrizes de avaliação das áreas incluídas este ano no Enade já começaram a ser publicadas. Os alunos habilitados a realizar o exame, ingressantes e concluintes, podem ter acesso ao conteúdo de suas áreas específicas e também ao que será cobrado na parte geral, comum a todos os cursos. A formação geral terá dez questões, discursivas e de múltipla escolha, que abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de texto, imagens, gráficos e tabelas.
As questões discursivas abordarão aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Na parte específica, os alunos terão que responder a 30 questões sobre a área de sua formação.