segunda-feira, 20/maio/2024
PUBLICIDADE

Unemat mapeia perfil de mais de mil estudantes dos jogos escolares

PUBLICIDADE

Professores e estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terminaram o estudo que mapeou o perfil dos atletas dos Jogos Escolares da Juventude. Ao todo, 1.176 estudantes foram analisados durante as três etapas estaduais da competição. O trabalho é de caráter inédito em todo país.

Agora, o próximo passo é analisar, compilar e distribuir esses dados para professores de educação física e órgãos públicos que trabalham com a prática esportiva. “Nos próximos três meses nós vamos estudar as informações que coletamos para divulgá-las da melhor forma”, acrescentou o coordenador do Laboratório de Estudos Aplicados da Unemat, professor Riller Reverdito.

Ele também ressaltou que o estudo pretende abordar três aspectos. “A primeira ação prática seria usar essas informações para qualificar os treinadores desses atletas estudantis. O segundo aspecto seria ampliar o conhecimento acerca do processo de desenvolvimento do esporte na vida desses jovens. E o terceiro, visa que o estudo contribua para a elaboração de políticas públicas de melhoramento do esporte”.

O levantamento do perfil dos atletas ocorreu nas etapas estaduais dos Jogos Escolares da Juventude em Araputanga (de 29 de junho a 03 de julho), Campo Verde (de 15 a 21 de julho) e Água Boa (jogos em andamento).

Foram coletados dados como o peso, a circunferência, a pressão arterial e o índice de gordura e massa magra dos estudantes de 12 a 17 anos. Eles também tiveram que responder um questionário socioeconômico.

O professor Riller também agradeceu ao apoio da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), que foi parceira no projeto. “Esse projeto não seria o sucesso que foi sem esse apoio fundamental da secretaria”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE