A conquista da Copa América recolocou o Brasil na liderança do Ranking da Fifa. O título valeu 16 pontos à seleção, que subiu dois lugares e agora é a primeira colocada com 1500 pontos, 24 pontos acima da segunda colocada Argentina, que ganhou três posições mesmo com o vice-campeonato continental.
Na última divulgação do ranking, o Brasil estava em terceiro lugar, atrás da então líder Itália e da França. A seleção brasileira era a primeira colocada até a Copa do Mundo do ano passado, mas caiu pouco após a eliminação nas quartas-de-final do Mundial. É a primeira vez que a equipe chega ao topo da tabela sob o comando de Dunga.
Atrás de Brasil e Argentina, estão, na ordem, os três melhores colocados na Copa de 2006: Itália, França e Alemanha, que mantiveram presença entre os cinco melhores graças às vitórias nos jogos de junho pelas Eliminatórias para a Eurocopa de 2008.
A Copa América também foi boa para outras seleções sul-americanas. O Uruguai, quarto colocado no torneio, subiu 11 posições e aparece agora. As equipes eliminadas nas quartas-de-final também lucraram: o Paraguai está em 29º, oito posições acima da última divulgação; o Chile é o 47º, subindo seis; o Peru está em 50º, ganhando 14 lugares; e a Venezuela está em 56º, também subindo 14 posições.
Assim como o torneio sul-americano, a Copa Ouro, que abrange seleções das Américas do Norte e Central, rendeu melhores posições aos finalistas. O México, vice-campeão, subiu 16 lugares e está em décimo – o desempenho na Copa América, quando ficou em terceiro lugar, foi fundamental para a melhora. Os Estados Unidos, apesar de campeões da Copa Ouro, estão em 14º e ganharam apenas dois lugares, já que foram eliminados na primeira fase da Copa América.
Os outros torneios continentais também geraram mudanças no ranking. As Eliminatórias para a Copa das Nações Africanas foi boa para a Nigéria, que subiu sete posições e está em 25º; a Tunísia, em 40º, cinco lugares acima; e a Guinea, que ganhou sete lugares e está em 43º. Já a Copa da Ásia, ainda em disputa, alterou apenas as seleções que estão entre as piores do ranking. A Tailândia subiu 15 posições, mas está apenas em 107º; o Vietnã ganhou 25 lugares, mas não passa de 117º; e a Indonésia está em 127º, apesar de subir 16 posições.
Outro fato curioso no ranking da Fifa do mês de julho é a queda de algumas equipes um ano depois da Copa do Mundo. A Costa do Marfim, eliminada na primeira fase do Mundial, caiu 11 posições em relação a junho, figurando agora na 31ª posição. Gana, eliminada pelo Brasil nas oitavas-de-final e novamente derrotada pelos brasileiros em amistoso em 2007, desceu 18 lugares e é 37º. A Suíça, que deixou a Alemanha nas oitavas-de-final sem ter tomado gols e também vencida pelo Brasil recentemente, está 20 lugares abaixo e aparece em 45º.
Veja abaixo os dez primeiros colocados no ranking divulgado pela Fifa nesta quarta-feira:
1º Brasil 1500 pontos
2º Argentina 1476 pontos
3º Itália 1368 pontos
4º França 1357 pontos
5º Alemanha 1311 pontos
6º Holanda 1195 pontos
7º Croácia 1192 pontos
8º Portugal 1146 pontos
9º Espanha 1144 pontos
10º México 1142 pontos