PUBLICIDADE

Taques veta comércio e consumo de bebidas alcoólicas em estádios de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) vetou um projeto de lei de autoria do ex-deputado Walter Rabelo (PSD), que autorizava a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do Estado. A matéria determinava que as bebidas, com teor alcoólico inferior a 14%, seriam comercializadas entre a abertura dos portões para acesso do público até o final do intervalo entre o primeiro e segundo tempo da partida, desde que servidas em copos plásticos. 

Taques destacou que a situação é disciplinada pela Lei nº 10.671 de 2003, conhecida como Estatuto do Torcedor, que foi alterada em 2010 para o incluir o artigo 13-A, o que proíbe o porte de bebidas “suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de violência”. Para o governador, a lei deixa claro, “implicitamente”, que a norma tem por objetivo “proibir a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nos estádios”.

Segundo Pedro Taques, a proposta de Walter Rabelo “fere não apenas a repartição constitucional de competências, mas também, o direito fundamental à segurança e o princípio da proporcionalidade”. Para ele, a autorização da venda e consumo das bebidas “exporia a riscos a segurança e a integridade dos torcedores” e dificultaria “fortemente a prevenção de episódios de violência em eventos esportivos e a repressão a eles”.

O projeto de lei agora volta à Assembleia Legislativa e os deputados decidirão se derrubam ou mantém o veto do governador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto da UFMT gradua 50 alunos em campus de Sinop

Cinquenta alunos do Projeto Equilíbrio, da Universidade Federal de...

Corinthians vence Cruzeiro e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

O Corinthians surpreendeu o Cruzeiro em Belo Horizonte e...

Flamengo vence o Cruz Azul e vai à semi do Intercontinental

O Flamengo está na semifinal da Copa Intercontinental. Há...
PUBLICIDADE