segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Silêncio e choro dizem como torcida argentina se sente após vice

PUBLICIDADE

O grudento canto que acompanhou a torcida da Argentina em toda a Copa do Mundo, incitando os brasileiros a dizerem como se sentiam tendo seu "papá" em casa, finalmente deixou de ser cantado neste domingo. Após a derrota por 1 a 0 para a Alemanha na final, a parcela argentina do público de mais de 74 mil pessoas se sentou e permaneceu calada por alguns minutos.

O silêncio e o choro só foram interrompidos brevemente no momento em que os 23 jogadores do técnico Alejandro Sabella subiram as escadas para receber a premiação pelo vice-campeonato, o terceiro da história, o segundo para a Alemanha – depois de ficar em segundo lugar em 1930, a seleção desperdiçou uma rara chance de ser tricampeã em 1990, diante também dos alemães.

A decisão deste domingo era justamente a primeira da Argentina depois do insucesso de 24 anos. Curiosamente, é essa edição disputada na Itália a lembrada pelos torcedores na canção que se tornou um hit de provocação. Mais precisamente, a partida das oitavas de final, em que o time liderado por Diego Maradona eliminou o Brasil três fases antes de perder o título.

"Brasil decime qué se siente, tener en casa a tu papá… Te juro que aunque pasen los años, nunca nos vamos a olvidar. Que el Diego (Maradona) los gambeteó, que (Cani Caniggia) los vacunó… están llorando desde Italia hasta hoy… A Messi vas a ver, la Copa va a traer… Maradona es más grande que Pelé", diz a letra da música, originalmente utilizada por torcidas de clubes argentinos e adaptada para o Mundial deste ano no Brasil.

Criada informalmente por argentinos nas praias do Rio de Janeiro, nos primeiros dias do torneio, a letra se tornou rapidamente um hit e chegou, em algumas ocasiões, a ser cantada pelo próprio Maradona e até jogadores da seleção atual. Nas ruas e nos estádios brasileiros, virou sensação e ficou na cabeça de muita gente, dada a quantidade de vezes que era entoada diariamente.

Neste domingo, assim que abertos os portões do Maracanã, os primeiros argentinos entraram ao som justamente do hit, que cantaram em boa parte dos 120 minutos de partida, levada à prorrogação após empate por 0 a 0. Só não a cantaram a partir dos sete minutos da segunda etapa do tempo extra, quando Mario Gotze fez o gol do título. Aí foi a vez de a torcida brasileira responder à provocação, exaltando Pelé em detrimento do maior jogador argentino da história.

Houve um princípio de confusão nas arquibancadas, nada grave. Aos poucos, o nervosismo argentino deu lugar às lágrimas, fora e dentro de campo. Uma cena que, por mais que se passem os anos, milhares de pessoas – principalmente os anfitriões – jamais esquecerão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE