Atual campeã do mundo e sem seu principal jogador, o ala Falcão, a Seleção Brasileira encara a Colômbia hoje de manhã na série de amistosos pelo Desafio Internacional de Futsal. O jogo, marcado para as 9, no ginásio Aecim Tocantins, é o primeiro da equipe treinada por Marcos Sorato após o Rio de Janeiro ter sido confirmado como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Neste ritmo de empolgação, os jogadores brasileiros vão entrar em quadra com uma faixa saudando o Rio pela conquista. Os dizeres são “Futsal também é Rio 2016”. A alusão faz parte do antigo sonho da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) em tornar a modalidade olímpica. O projeto começou a ganhar corpo com a inclusão do futsal nos Jogos Pan-Americanos de 2007 também no próprio Rio de Janeiro.
Olimpíadas de 2016 a parte, o time brasileiro está em Cuiabá se preparando para a partida desta manhã desde quarta-feira. Nesse período, o técnico Marcos Sorato comandou treinamentos diariamente, inclusive ontem de manhã na definição de quem sairá jogando contra a Colômbia.
O amistoso em Cuiabá será uma homenagem ao presidente da Federação Mato-grossense de Futsal (FMF), Francisco Xavier da Cunha. O vencedor do jogo levará o troféu com o nome do dirigente, que sempre sonhou em trazer a Seleção Brasileira na capital do Estado. Xavier é um dos pioneiros da modalidade em Mato Grosso. Na época, o esporte era denominado de futebol de salão.
Depois do jogo de hoje, Brasil e Colômbia voltam a se encontrar na cidade de Primavera do Leste no segundo jogo amistoso. O duelo será nesta segunda-feira, feriado nacional pelo Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida.
A Colômbia foi uma das seleções que mais encantou o Brasil quando esteve em terras nacionais. Em 2005, no ano da primeira edição do Grand Prix de Futsal, ocorrido em Brusque, Santa Catarina, os colombianos chegaram à final diante do Brasil, que ficou com o título. O destaque daquela equipe foi John Pinilla, ala que está de volta ao selecionado colombiano.
A comissão técnica, comandada pelo técnico Osmar Henao, é a mesma que conduziu o time sub-20 no Campeonato Sul-Americano da categoria, realizado no final do ano passado em Tunja, na Colômbia.
O selecionado colombiano treinou em Bogotá durante o decorrer da semana e saiu da Colômbia na sexta-feira.