Peça importante do elenco que recolocou o Botafogo na elite do futebol brasileiro, o atacante Neílton não seguirá no grupo que se prepara para retornar à Série A. Titular em 16 dos 18 jogos que realizou no ano, o atleta, que marcou seis gols pelo Glorioso, não teve seu contrato de empréstimo renovado pelo clube carioca, que tenta se replanejar financeiramente para voltar à Primeira Divisão.
Contratado por empréstimo do Cruzeiro no primeiro semestre, Neílton foi destaque na conquista da Série B e agora deve voltar a Minas Gerais para se reapresentar ao grupo celeste no início de janeiro. Com dificuldades financeiras, o Botafogo não chegou em um termo comum na negociação com o Cruzeiro, apesar de ter acertado bases salariais com o jogador.
Revelado pelo Água Santa, clube de Diadema-SP que alcançou a elite estadual em 2016, Neílton se firmou como jogador de futebol nas categorias de base do Santos. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Peixe em 2013, Neílton integrou o grupo campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2014, mas acabou ficando de lado neste ano.
Após anunciar a dispensa de 11 jogadores na última semana, o Botafogo se despediu de Neílton, mais um que faz parte da reformulação do elenco. Os atacantes Ronaldo e Navarro, além do volante Willian Arão, ainda negociam a permanência no clube.
Em nota oficial divulgada em seu site, o Botafogo agradeceu Neílton pelos serviços prestados e por ter honrado a camisa do clube em campo. O Conselho Diretor, que assinou a nota, atribuiu a rescisão às dificuldades financeiras que o Glorioso enfrenta para esboçar o planejamento de 2016.