A Seleção Mato-grossense de Karatê-Dô Tradicional conseguiu manter a hegemonia no Campeonato Brasileiro 2006 (15º Brasileiro Júnior/Juvenil e 18º Brasileiro Adulto), realizado entre os dias 06 e 09 de julho, em Belém, no Estado do Pará. Com uma delegação de 55 atletas, Mato Grosso fez uma campanha excepcional nos dois torneios nas categorias individuais e por equipes/duplas.
No Júnior/Juvenil a Federação de Karatê de Mato Grosso conquistou o título nas categorias por equipes pela 15ª vez, sendo que nas categorias individuais o título ficou com a Academia Shotokan de Cuiabá-MT. No total foram conquistadas 72 medalhas, sendo 25 de ouro, 24 de prata, 22 de bronze e 01 de 4º lugar.
Entre os destaques da competição está o capitão da seleção mato-grossense, Thiago de Lima Antônio, que conquistou a medalha de ouro no Kata Equipe masculino, prata no Kumite Equipe e bronze no Fuku-go Adulto. Além de Thiago, Douglas Silva Leão conquistou o terceiro lugar no Kumite Individual Adulto. Já a equipe mato-grossense de Kumite Equipe Adulto, que há 11 anos não chegava a uma final na modalidade, conseguiu a segunda colocação. Os caratecas Zanca, Thiago, Jean e Rony perderam apenas para o Paraná.
Outros destaques da categoria Júnior/Juvenil foram Bruno de Siqueira Costa, com sua décima primeira conquista no brasileiro Júnior/Juvenil, e Wender Amarante, 10 vezes campeão Brasileiro Júnior/Juvenil.
Atletas de Ponta
Os atletas de MT que também fazem parte da seleção brasileira adulto tiveram grande destaque nesta disputa, como Vladimir Leonardo Zanca (vice-campeão Kumite Equipe, terceiro colocado Kumite Individual); Rodrigo Lúcio de Souza (campeão En-bu Masculino, En-bu Misto – pela 12ª vez, Kata Equipe Masculino e terceiro colocado Kata Individual); Caroline Laura (campeã Em-bu Misto, Kata Equipe, vice-campeão Fuku-go feminino 18 a 21 anos), Arlene Amarante (campeã Kata Equipe Feminino).
Nas disputas individuais, o destaque foi para a atleta Adairce Castanhetti, que conquistou o título de campeã brasileira da modalidade de Kata Individual Feminino pela 15ª vez consecutiva, mantendo sua hegemonia e seu recorde nunca antes atingido por outro atleta. Adairce também contabilizou o título no Kata Equipe com Caroline Laura e Arlene.
“Todo esse sucesso só foi possível graças ao trabalho de equipe entre professores, técnicos, delegados e atletas, comandados pelo diretor técnico da Federação de Karatê Tradicional de Mato Grosso e diretor de arbitragem da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional, o sensei José Humberto de Souza”, avaliou Adairce.
De acordo com o diretor técnico, José Humberto, o desempenho dos atletas mato-grossenses na modalidade de Kumite é a prova da determinação e da vontade de lutar em toda competição. “Eles mostraram o verdadeiro espírito do karatê”, ressaltou José Humberto.
O diretor também ressaltou o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer como fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento de atletas considerados destaques, não apenas no esporte mato-grossense, como nacional, a exemplo dos resultados alcançados no brasileiro.