PUBLICIDADE

Schumacher vence GP Alemanha e encosta em Alonso. Massa fica em 2º

PUBLICIDADE

Com uma performance superior à dos rivais, Michael Schumacher e Felipe Massa fizeram uma corrida impecável e protagonizaram uma dobradinha da Ferrari no pódio de Hockenheim, no GP da Alemanha deste domingo, com o alemão em primeiro e o brasileiro em segundo. Raikkonen completou o pódio, enquanto Fernando Alonso ficou em quinto.

Com este resultado, o alemão encosta no espanhol na briga pelo título de pilotos. Schumacher soma 89 pontos na classificação, enquanto Alonso tem 100. Ainda restam seis provas para o final da temporada.

Assim, algumas suspeitas levantadas antes da prova foram confirmadas. A primeira é que Kimi Raikkonen conseguiu a pole position porque estava com o carro muito leve; de fato, ele precisou parar logo na 10ª volta.

A segunda é que Barrichello tinha o carro mais pesado que do companheiro de Honda, Button, o que apontava estratégias de corrida diferentes; e o brasileiro ia bem na prova, até que na 19ª volta seu carro pegou fogo por conta de um vazamento, e ele precisou abandonar.

E a terceira é que as Ferraris de fato estavam com o carro superior às demais escuderias. Sem dar qualquer chance aos concorrentes, Schumacher e Massa só precisaram esperar a primeira parada de Raikkonen para assumir a liderança e vice-liderança da corrida e não as largarem mais, conquistando a segunda dobradinha do ano da Ferrari – a primeira havia sido no GP dos EUA.

A prova
Na largada, Fernando Alonso fez uma manobra ousada, e entrou por dentro na primeira curva para ultrapassar Barrichello e Button e chegar à 5ª posição. No entanto, ainda na primeira volta, o espanhol se viu forçado a sair do traçado em uma curva, o que o derrubou para sexto.

Também na primeira volta, David Coulthard foi tocado e deixou o asfalto temporariamente, o que o fez perder posições. Além disso, Nico Rosberg bateu sua Williams e não chegou a completar sequer uma volta. Ralf Schumacher e Jaques Villeneuve também sofreram danos no carro na primeira volta, e pararam nos boxes logo em seguida. Na terceira volta, De la Rosa perdeu o controle do carro e também abandonou a prova.

Na frente, Kimi Raikkonen, com o carro mais leve e com pouco combustível, aumentava para até 3s sua vantagem para as duas Ferraris, que por sua vez abriam distância para o segundo pelotão.

Mas logo na 10ª volta, Raikkonen precisou reabastecer, e sua parada durou 15s, prejudicada por um problema na roda traseira. A partir daí, a vida das Ferraris ficou mais fácil, com Massa “protegendo” Schumacher na liderança.

Já Barrichello vinha fazendo uma boa prova, e havia feito uma boa ultrapassagem sobre Webber. No entanto, logo após fazer sua parada na 18ª volta, seu carro começou a pegar fogo por conta de um vazamento de óleo, e ele precisou abandonar.

“Estava com o melhor carro da temporada, e tinha tudo para fazer uma grande corrida”, declarou Barrichello à TV Globo. “Mas vazou óleo na roda e tive que parar”, completou.

As Renaults seguiam com rendimento abaixo do característico, e Alonso encontrava dificuldades para subir posições, oscilando entre a sexta e a nona colocação. Nesse meio tempo, Massa abriu 28s6 sobre Button, o terceiro colocado.

Na 33ª volta, Villeneuve protagonizou o acidente mais forte da prova, e destroçou seu carro ao sair da pista e bater no muro de proteção. O piloto, entretanto, não sofreu lesões.

Com a vantagem conquistada, os dois pilotos da Ferrari puderam fazer o pit-stop e ainda se manter na ponta. Massa foi para os boxes primeiro, na 44ª volta, e Schumacher o fez na sequência. As posições, ao término das paradas, não se alteraram. A partir daí, as Ferraris tiraram o pé do acelerador e passaram a administrar a iminente vitória.

Fernando Alonso, que estava em sexto lugar com dificuldades para subir de posição, mas teve sorte: o carro de Webber, que estava logo à sua frente, quebrou, e ele alcançou um quinto lugar que, dadas as circunstâncias, acabou sendo positivo.

Com os 18 pontos, a equipe italiana se aproximou da Renault e esquentou também a briga pelo título de construtores: a Ferrari está atrás por apenas 10 pontos (149 contra 139).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE