O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, heptacampeão mundial de Fórmula 1, conquistou neste sábado a pole position para a prova de abertura da temporada 2006. Com o resultado, o astro igualou o recorde de poles do tricampeão brasileiro Ayrton Senna, com 65. O Terra Esportes acompanha ao vivo o GP do Bahrein a partir das 8h30 (de Brasília) deste domingo.
O brasileiro Felipe Massa, que estréia pela Ferrari, vai largar na segunda colocação. Já Rubens Barrichello, que faz sua primeira temporada pela Honda, ficou com a sexta posição no grid.
O espanhol Fernando Alonso, da Renault, atual campeão, ficou em quatro no treino classificatório, atrás do inglês Jenson Button, da Honda. O colombiano Juuan Pablo Montoya, da McLaren, vai largar em quinto.
O finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, que superou muitas quebras no ano passado para ficar com o vice-campeonato, começou a nova temporada mais uma vez com problemas.
Na volta rápida, Raikkonen teve sua McLaren danificada. O carro saiu da pista, por pouco não capotou e ficou com pneu traseiro direito imóvel. Irritado, ele levou a máquina mesmo se arrastando até os boxes.
Neste ano, a categoria tem um novo sistema de classificação. Na primeira parte, com duração de 15 minutos, todos os pilotos estarão na pista. Os seis piores desta sessão têm suas posições definidas e não entram mais na pista.
Os outros 16 carros, então, partem para outra sessão de 15 minutos. Mais uma vez, os novos seis piores também já têm suas posições definidas e encerram sua participação. Nos 20 minutos finais de treino, somente os dez melhores estarão na pista e definem as melhores posições do grid.
Os pilotos que largarem da 11ª colocação para baixo têm o direito de abastecer o tanque com a quantidade de combustível que desejarem. Já os dez primeiros largam com a quantidade de combustível que iniciaram a última sessão de 20 minutos.