O São Paulo fechou sua participação no primeiro turno do Brasileirão com a vitória sobre o Goiás por 2 a 1, na noite deste sábado, no estádio do Morumbi. O Tricolor, que em 2006 e 2007 foi o primeiro colocado ao término da primeira parte do Nacional, chega à metade da edição deste ano ocupando a quarta posição, na zona de classificação para a Libertadores.
O time de Muricy Ramalho assegurou sua permanência no G-4 ao chegar à vitória com gols de Zé Luis e Rodrigo. Já o Goiás descontou com Iarley, em cobrança de pênalti.
A partida ainda teve um lance polêmico em que o árbitro anulou um gol de Dagoberto. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 33 pontos e permanência a oito do líder Grêmio. O clube esmeraldino, por sua vez, fica em 13º lugar, com 23.
O São Paulo volta a campo pelo Brasileirão no domingo, quando atuará justamente contra o Grêmio, no estádio Olímpico, em jogo da abertura do segundo turno. Antes, porém, o time reserva do Tricolor fará a estréia do clube na Copa Sul-americana, terça-feira, contra o Atlético-PR, em Curitiba. Já o Goiás tem compromisso do Brasileirão no domingo, contra o Náutico, no Serra Dourada.
O jogo: Depois de o técnico Muricy Ramalho ter classificado a atuação do São Paulo como a pior do ano na derrota para o Fluminense, os jogadores mostraram no início deste sábado que estavam dispostos a agradar o treinador e o torcedor. O Tricolor começou a partida impondo um ritmo veloz e abriu o placar logo aos dois minutos de bola rolando. Em cobrança de falta da intermediária, Jorge Wagner levantou bola na área e Zé Luis cabeceou para as redes, marcando seu primeiro gol com a camisa do time do Morumbi.
O Goiás, então, tentou responder na frente em investidas com Romerito, mas foi o São Paulo quem voltou a assustar. Dagoberto deu um ótimo passe de calcanhar na área para Hugo, mas o meia chutou em cima do goleiro Harlei. Mas o time esmeraldino conseguiu chegar ao empate pouco depois.
Aos 16 minutos, Paulo Baier cobrou falta na área para Iarley, que driblou Rodrigo e caiu. O árbitro anotou pênalti do zagueiro sobre o camisa nove do Goiás. Os são-paulinos reclamaram do lance, mas Iarley fez a cobrança e empatou a partida.
O gol do Goiás deu ainda mais emoção à partida, já que o São Paulo se sentiu na obrigação de buscar com mais ênfase o ataque, abrindo também espaços para os contragolpes dos visitantes. Aliás, em um contra-ataque, os donos da casa levaram um susto. Ramalho recebeu lançamento em velocidade, invadiu a área e chutou para exigir boa defesa de Rogério Ceni.
No lance seguinte, Zé Luis passou por dois defensores, invadiu a área e chutou rasteiro, mas Harlei conseguiu fazer a defesa. As duas equipes seguiram com jogadas em velocidade na busca por mais mudanças no placar. Iarley passou de cabeça na área para Fernando, mas Rogério defendeu. Pouco depois, Dagoberto dominou no peito dentro da área e errou o chute. A bola, então, ficou com André Lima, que também finalizou errado.
Mas a torcida da casa teve de aguardar apenas mais alguns minutos para comemorar. Aos 46, Rodrigo cobrou falta de longe e balançou as redes de Harlei. No intervalo, Hélio dos Na jos
O segundo tempo começou com o São Paulo pressionando os visitantes. Com velocidade, Dagoberto invadiu a área e chutou por cima do gol. Na investida seguinte do Tricolor, aconteceu um lance polêmico. Hugo chutou de fora da área, a bola passou por André Lima e Harlei espalmou. No rebote, Dagoberto mandou para as redes. O árbitro apontou para o meio-campo, mas mudou de idéia ao ver que o assistente anotou impedimento no lance. O técnico Muricy Ramalho e os jogadores do Tricolor, que já estavam comemorando, ficaram indignados com a jogada e reclamaram bastante.
O time da casa continuou na busca do ataque, mas com um ritmo mais cadenciado. Apenas Dagoberto tentava impor velocidade. Muricy, então, colocou Aloísio na vaga de André Lima. Já no Goiás, Thiago Feltri substituiu João Paulo.
O jogo, porém, seguiu com o ritmo inalterado, em os treinadores voltaram a promover mudanças no fim. Éder Luis entrou no lugar de Dagoberto no Tricolor, enquanto o time esmeraldino teve a entrada de Rinaldo na vaga de Júlio César. Nos minutos finais, o Goiás se lançou todo ao ataque, mas não conseguiu evitar a derrota.