O São Paulo não precisou mostrar um grande futebol na noite desta quarta-feira para garantir a primeira vitória na Copa Libertadores da América 2007. Mesmo em alguns momentos pecando pela lentidão e abusando nas jogadas de efeito, o Tricolor venceu com sobras o Alianza Lima por 4 a 0, no Morumbi.
A noite foi especial para o goleiro Rogério Ceni, que bateu o recorde de jogos pelo clube em Libertadores (41 contra 40 do meia Danilo). Além disso, o São Paulo manteve os 100% de aproveitamento na história do confronto contra o rival peruano. Os gols da partida foram marcados por Alex Silva (2), Leandro e Júnior.
Com quatro pontos na classificação, o São Paulo se credencia a disputar com o Necaxa a ponta do grupo 2. Na madrugada desta quinta-feira, os mexicanos têm tudo para conquistar mais uma vitória já que enfrentam em casa o Audax Italiano, do Chile.
Pela Libertadores, o São Paulo volta a jogar apenas no dia 21 de março contra o Necaxa, no México. Já o Alianza Lima entra em campo no dia 13 contra o Audax Italiano, em Lima. Antes disso, o time do Morumbi atua no sábado diante do Juventus, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.
Preocupado com o adversário, o Alianza Lima assumiu uma postura defensiva no Morumbi, com apenas um jogador na frente. Desta forma, o São Paulo, apesar de atuar com três zagueiros, posicionou-se no esquema 4-4-2. André Dias era um verdadeiro volante em campo.
Superior tecnicamente, o São Paulo não demorou muito a abrir o marcador. Aos 14 minutos, após uma sucessão de cruzamentos, a defesa peruana parou e deixou Alex Silva livre na área. O zagueiro-artilheiro apenas tirou a bola do goleiro Forsyth e saiu para a comemoração.
A partir daí, o Tricolor relaxou em campo, deixou de lado sua tradicional velocidade e permitiu algumas investidas do adversário. O São Paulo até tinha oportunidade de armar contra-ataques, mas abusava nas jogadas individuais e nos passes errados.
Aos 29 minutos, em um lance casual, quase o Alianza Lima igualou o marcador. Após cochilo da retaguarda paulista e de um cruzamento da esquerda, Aloísio desviou contra o próprio patrimônio. Atento, o goleiro Rogério Ceni fez defesa espetacular com o pé.
O São Paulo só acordou pouco antes do intervalo. Aos 36 minutos, Leandro recebeu com liberdade na direita e arriscou. Forsyth fez defesa parcial e, na sobra, Josué improvisou uma finalização desajeitada de bicicleta dentro da área. A bola foi por cima.
Aos 45 minutos, um lance que empolgou os são-paulinos. Aloísio ganhou na esquerda de um zagueiro adversário e cruzou rasteiro. Inteligente, Leandro abriu as pernas e deixou a bola passar para Souza, que perdeu um gol incrível, chutando por cima. Mesmo assim, a torcida aplaudiu a plástica da jogada.
Depois do intervalo, o São Paulo ainda continuou pecando um pouco pela lentidão. Mesmo assim, devido à fragilidade do adversário, o time brasileiro continuou melhor. Aos nove minutos, a primeira chance da etapa complementar. Leandro cruzou da esquerda e Hugo surgiu livre para cabecear pela linha de fundo.
Aos 12 minutos, o Tricolor aproveitou um erro na saída de bola do adversário para marcar o segundo. Souza puxou o contra-ataque e serviu Josué na direita. Consciente, o volante foi até a linha de fundo e cruzou para Leandro desviar no canto direito da meta peruana.
Com o adversário batido, o São Paulo fez mais um naturalmente. Aos 32 minutos, Souza cobrou escanteio da direita, Aloísio desviou no primeiro pau e Alex Silva completou de cabeça, marcando seu quarto gol na temporada. Ele artilheiro do Tricolor em 2007 ao lado de Hugo e Lenilson.
Para completar, ainda houve tempo do quarto gol. Aos 41 minutos, Júnior, que tinha entrado no lugar de Jadilson, arriscou de fora da área e surpreendeu Forsyth. Na comemoração, o pentacampeão, que vive momento difícil no clube com a reserva, vibrou como nunca com socos no ar.