Uma rodada recheada de emoções no Campeonato Brasileiro. Os ponteiros da classificação se encontram e podem dar um novo andamento à reta final da competição. Na Vila Belmiro, o líder São Paulo tem pela frente o Santos, terceiro colocado. No Olímpico, o vice-líder Internacional pega o Grêmio, quarto melhor. Os dois finalistas da Libertadores – Tricolor e Colorado – voltam a duelar pelo título nacional.
Para o São Paulo, a conquista do Brasileiro é a chance de evitar que a temporada 2006 fique só no quase. Afinal, o time acumula vices no Paulista, Libertadores da América e Recopa Sul-americana. Com cinco pontos de vantagem, o Tricolor paulista projeta dificuldades nas rodadas restantes do Brasileirão, principalmente com a recente ascensão do Internacional.
”Será equilibrado. Claro que estamos com vantagem, mas as outras equipes também começaram a ganhar suas partidas”, observou o técnico Muricy Ramalho, que a todo momento martela junto ao seu elenco a necessidade de manter a concentração.
Com pequenas chances de título, o Santos só fala na possibilidade de vitória sobre o São Paulo, sem pensar em combinações com o clássico gaúcho. “Não podemos nos preocupar com os outros, temos que ficar concentrados em nossos jogos. Se o Grêmio ganhar e nós também, vamos continuar classificados para a Libertadores. Portanto, precisamos fazer a nossa parte”, decretou o técnico Wanderley Luxemburgo.
Nos últimos anos, Santos e São Paulo se confrontaram em várias fases decisivas de campeonatos. No primeiro semestre deste ano, o Peixe perdeu para o Tricolor no Morumbi, mas demonstrou maior regularidade no sistema de pontos corridos e conquistou o título paulista.
O clássico gaúcho também tem um gosto de revanche. Afinal, o Grêmio venceu, mesmo jogando fora de casa, o título estadual justamente contra o poderoso Internacional. Agora, o time do técnico Mano Menezes pode atrapalhar a caminhada do rival nesta fase de aproximação do São Paulo.
”Chegaram a dizer que o Internacional poderia jogar o clássico com um time reserva. Para nós, isso não faz a mínima diferença. Vamos jogar da mesma forma essa partida”, avisou o meio-campista Hugo, um dos destaques gremistas.
Já do lado do Internacional, a prioridade é evitar grandes polêmicas com o Grêmio e ficar concentrado ao máximo na disputa contra o São Paulo, de quem ganhou a Libertadores. “Seria importante a combinação de uma vitória contra nosso maior rival e ainda nossa equipe conseguir se aproximar ainda mais da liderança”, previu o lateral-esquerdo Rubens Cardoso.