O Choque-Rei deste domingo terminou com vitória do Palmeiras, novo líder parcial do Campeonato Brasileiro. O São Paulo chegou a abrir 2 a 0 no Morumbis, através de Luciano a Tapia, mas o Verdão contou com os gols de Flaco López, Vitor Roque e Sosa para buscar a virada nos minutos finais do clássico, marcado por uma polêmica de arbitragem.
O Tricolor reclamou de um possível pênalti não marcado por Ramon Abatti Abel quando a equipe ainda vencia por dois gols de vantagem. O lance ocorreu aos seis minutos do segundo tempo. Tapia foi derrubado por Allan sem querer dentro da área, mas a arbitragem entendeu como “choque normal”.
Situação na tabela
Com o resultado, o São Paulo fica estacionado na oitava posição, com os mesmos 38 pontos. A equipe de Hernán Crespo poderia ter entrado no G6 em caso de vitória.
Já o Palmeiras, primeiro colocado com 55, aguarda o término da rodada para saber se continuará na ponta da tabela. Daqui a pouco, às 18h30 (de Brasília), o Flamengo visita o Bahia em Salvador e pode ultrapassar o Verdão.
A primeira chance perigosa do jogo foi do Palmeiras. Logo aos três minutos, Piquerez arriscou de longe, mas Rafael espalmou. O São Paulo equilibrou as ações e abriu o placar aos 14 minutos. Após desarme de Sabino, Marcos Antônio encontrou um lançamento primoroso para Luciano, que tirou de Weverton e completou para o fundo das redes.
Aos 34, Tapia ampliou a vantagem tricolor. Enzo Díaz ganhou duas divididas pelo lado esquerdo e cruzou na pequena área, onde estava o chileno para empurrar para o gol. Atordoado, o Palmeiras pouco criou e só chegou no fim do primeiro tempo, em chute de Vitor Roque defendido por Rafael à queima-roupa.
O Verdão voltou melhor para a etapa final e diminuiu o marcador aos 24 minutos, com Vitor Roque. O camisa 9 recebeu cruzamento de Mauricio na área e mergulhou de cabeça, acertando o canto de Rafael. Quatro minutos depois, Flaco López deixou tudo igual. O argentino dominou na entrada da área e bateu colocado com a perna esquerda, sem chances para o goleiro do São Paulo.
Ainda deu tempo do Palmeiras buscar a virada. Já no fim da partida, aos 43 minutos, Allan descolou cruzamento na medida para Sosa, que se antecipou à marcação tricolor e tocou de cabeça para o gol