PUBLICIDADE

Santos vence time boliviano e fica perto da vaga na Libertadores

PUBLICIDADE

O Santos praticamente assegurou sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores ao vencer o Blooming por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Sem tomar conhecimento do adversário, o Peixe mandou no jogo e estreou com triunfo na fase preliminar da competição, no primeiro compromisso envolvendo brasileiro nesta edição do torneio.
Apesar de ter mostrado mais força ofensiva desde o início, o Peixe só conseguiu balançar as redes no segundo tempo, em ótima jogada individual do lateral-direito Pedro, que encobriu o goleiro Salazar. No dia da estréia de Marcos Aurélio, que entrou no segundo tempo, o Peixe ainda se deu ao luxo de desperdiçar cobrança de pênalti, com Cléber Santana.

Agora, o Alvinegro praiano leva ótima vantagem para a Vila Belmiro, onde recebe o Blooming no dia 7 de fevereiro, com a possibilidade de se classificar com apenas um empate diante de sua torcida. Se confirmar o favoritismo e despachar os bolivianos na próxima semana, o Peixe integrará o grupo 8, que também conta com Deportivo Pasto (Colômbia), Defensor (Uruguai) e Gimnasia y Esgrima (Argentina).

O Santos mostrou superioridade desde o início do jogo e teve de conviver com a violência da defesa adversária. Com mais presença ofensiva, o Peixe buscou espaços na zaga boliviana e chegou com perigo em batida de Zé Roberto, mas a bola foi para fora, aos 11 minutos. Na seqüência, Pedro invadiu a área e bateu forte, exigindo defesa de Salazar.

Já em lance de bola parada, Adaílton aproveitou o cruzamento e apareceu por trás da zaga, mas mandou para fora. Sem conseguir mostrar serviço diante de sua torcida, o Blooming abusou de jogadas violentas e obrigou o árbitro uruguaio Líber Prudente a distribuir cartões amarelos logo no primeiro tempo.

Aos 24 minutos, o Peixe teve sua primeira grande oportunidade na partida. Cléber Santana dominou na entrada da área, limpou a defesa e acertou a trave. Em outra descida do Peixe, Fabiano recebeu na área e bateu cruzado para fora. Mesmo com soberania na partida, o Santos encontrou dificuldade para concluir para as redes e foi para o vestiário com o placar em branco.

No intervalo, o técnico do Blooming, Álvaro Peña, sacou Fierro para a entrada de Limberg Gómez, mas não teve tempo de ver sua alteração surtir efeito. Logo no terceiro minuto da etapa complementar, o lateral Pedro fez jogada individual pela direita e, em vez de cruzar, mandou direto e conseguiu encobrir o goleiro Salazar.

Com o placar adverso, o treinador da equipe local fez novas mudanças, tirando Carlos Suárez e Carlos dos Santos para as entradas de Diego Suárez e Wernly, respectivamente. E o Santos quase ampliou a vantagem no lance seguinte. Cléber Santana aproveitou cruzamento da direita e cabeceou para fora.

O técnico Wanderley Luxemburgo, então, também promoveu mudança no ataque santista. Depois de vencer batalha judicial com seu ex-clube (Atlético-PR), Marcos Aurélio estreou ocupando a vaga de Fabiano. Em seu primeiro lance com a camisa do Peixe, o atacante levou um carrinho por trás de Jauregui, mas o árbitro deixou barato para o zagueiro do Blooming e ficou apenas na conversa com o jogador.

No decorrer da etapa, Luxa fez nova alteração, sacando Rodrigo Tiuí para colocar Rodrigo Tabata no jogo. O Santos chegou perto de ampliar com Cléber Santana, que aproveitou bola no meio da área e bateu forte, mas a defesa desviou. No lance seguinte, Tabata foi derrubado na área e o árbitro anotou pênalti.

Artilheiro do Campeonato Paulista, Cléber Santana foi para a cobrança, mas bateu forte e carimbou o travessão, desperdiçando a chance de ampliar. A primeira boa oportunidade do Blooming surgiu em cobrança de falta, que Fábio Costa defendeu.

Luxemburgo, então, aproveitou para fechar a defesa sacando Maldonado para a entrada de Ávalos, alinhando o time com três zagueiros para segurar o placar positivo até o apito final. No último lance do jogo, Marcos Aurélio limpou a defesa e só não balançou as redes porque Salazar fez boa defesa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE