O Santos trocou Gallo por Nelsinho no comando do time, mas permanece instável no Campeonato Brasileiro. Depois de empatar com o Fortaleza e vencer o São Caetano com o novo técnico, a equipe da Baixada Santista acabou derrotada de virada pelo Juventude por 3 a 1, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O tropeço no interior gaúcho fez o Santos (48 pontos) cair da quinta para a sexta colocação do Campeonato Brasileiro, sendo superado pelo Paraná no Campeonato Brasileiro. Já o Juventude alcança os 38 pontos e respira um pouco em relação ao perigo do rebaixamento.
Na próxima rodada, o Santos tenta a recuperação no retorno à Vila Belmiro, em um confronto decisivo diante do Goiás, no domingo, dia 16. Um dia antes, o Juventude atua no Distrito Federal contra o desesperado Brasiliense.
O jogo – Com um gosto amargo de seis jogos sem vitória, o Juventude foi de forma desesperada para o ataque. Assustado, o Santos ficou pressionado em seu campo de defesa. Logo aos seis minutos, os donos da casa quase abriram o placar. Marcelinho cruzou da direita e Caíco apareceu na pequena área para chutar por cima do gol, para desespero dos torcedores que foram ao Alfredo Jaconi.
Em seguida, um lance curioso. Índio percebeu o goleiro Saulo adiantado e chutou do meio-de-campo. Atento, o arqueiro santista evitou o gol com uma defesa fantástica. Na seqüência, mais trabalho para o camisa um do Peixe, que desviou uma finalização de Marcelinho.
O Santos foi acordar apenas após os 20 minutos. Em dois lances seguidos, os paulistas ficaram bem próximos da abertura de contagem. Primeiro, Cláudio Pitbull invadiu a área pela esquerda e bateu para grande defesa de Fabiano. Em seguida, Luizão aproveitou escanteio da esquerda e cabeceou na trave do Juventude.
No segundo tempo, a situação começou complicada para o Santos. Com apenas dois minutos, Luiz Alberto enfiou a mão na bola dentro da área e o árbitro Elvecio Zequetto confirmou o pênalti. O experiente Caíco tomou a bola nos braços para a cobrança, mas mandou a bola na arquibancada, desperdiçando a chance de abrir o placar.
Em resposta, o Santos abriu o placar. Aos oito minutos, Cláudio Pitbull foi lançado nas costas da zaga e tocou na saída do goleiro Fabiano. Só que alegria paulista durou pouco tempo. No minuto seguinte, depois do cruzamento da esquerda, Luiz Alberto errou ao tentar afastar e deixou a bola de presente para Enilton balançar as redes.
Empolgado, o Juventude conseguiu a virada com um belo gol. Aos 20 minutos, Enílton entortou Heleno pela esquerda e cruzou para Caíco completar livre na área. No desespero, o técnico Nelsinho usou uma formação mais ousada no Peixe, com a entrada do atacante Basílio no lugar do volante Heleno.
Porém, a noite não era do Santos. Pouco depois de perder o lateral Flávio, expulso, aos 39 minutos, o Juventude definiu a fatura com o terceiro gol. Lauro fez o levantamento da esquerda e Enílton cabeceou firme, sem chances de defesa para Saulo.