Demonstrando superioridade técnica e tática, o Cruzeiro goleou o Figueirense por 4 a 0, na noite deste sábado, no Mineirão, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Adriano Gabiru, Kelly (2) e Alecasandro foram os autores da goleada.
Com o resultado, a Raposa subiu da 13ª para a 10ª colocação na tabela de classificação, agora com 41 pontos, mantendo as esperanças de conquistar uma das vagas na Libertadores do ano que vem. Já o Figueirense vê o rebaixamento ficar a cada dia mais próximo. O time catarinense ocupa a penúltima posição, à frente apenas do Paysandu, com 29 pontos.
Caso não haja nenhuma intervenção da Justiça, as duas equipes voltam a campo no feriado do dia 12, para cumprir jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho e que foram anulados pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O time mineiro recebe o Botafogo, no Mineirão, e o Figueira encara o Vasco, concorrente direto na briga pelo rebaixamento, em São Januário.
O jogo – Em situações distintas na competição, as duas equipes também entraram em campo com objetivos diferentes. A Raposa, em posição intermediária na tabela, buscava somar pontos para conseguir uma das vagas na Libertadores. Já o Figueira tentava uma vitória para tentar sair da zona do rebaixamento.
Porém, melhor distribuído em campo, o time mineiro era mais eficiente e abriu dois gols de vantagem antes dos 15min. O primeiro nasceu aos 11min, em jogada rápida iniciada pelo jovem Diego que cruzou na área. A bola encontrou Adriano Gabiru que chutou forte para fazer 1 a 0. Logo depois, aos 14min, o armador Martinez fez novo cruzamento. Alecsandro ajeitou de cabeça e Kelly completou para fazer 2 a 0.
Com a vantagem no placar, conseguida facilmente nos primeiros minutos, o Cruzeiro adotou uma postura mais defensiva. Com apenas Alecsandro e Diego na frente, a Raposa passou a atrair o adversário para o seu campo de defesa, para sair nos contra-ataques.
Já o Figueira, que passou a pressionar mais a defesa mineira, na tentativa de diminuir a diferença, tinha muitas dificuldades para romper a marcação e chegar ao gol de Fábio com possibilidades para finalizar. Diante das dificuldades, a equipe catarinense passou a alçar a bola na área ou tentar os arremates de meia distância.
Como não tinha forças para segurar o Cruzeiro no seu campo de defesa, o Figueira sofria com os contra-ataques do adversário que acabou conseguindo chegar ao terceiro gol e ampliar a vantagem na primeira etapa.
Aos 35, novamente o jovem Diego faz boa jogada e tabela com Alecsandro. O atacante ajeita com o peito para Kelly chutar forte. O goleiro Gustavo fez boa defesa, mas não segurou firme. No rebote, o mesmo Kelly só teve o trabalho de empurrar para as redes e fazer 3 a 0.
No início do segundo tempo, o Figueirense voltou mais aceso para a partida. A equipe catarinense aproveitava às descidas pela esquerda do veloz Alessandro para atormentar a defesa do Cruzeiro que, por sua vez, mantinha-se na defesa e buscava os contra-ataques.
Apesar de sofrer a pressão, a estratégia mineira, assim como na primeira etapa, dava resultado. Aos 13, o veloz Diego desceu pela direita e cruzou rasteiro na área. Oportunista, o atacante Alecsandro fez Cruzeiro 4 a 0.
Com quatro gols de vantagem e sem ser incomodado pelo Figueirense, que chegava ao ataque de forma desorganizada, o Cruzeiro continuou absoluto na partida. Jogando nos contra-ataques e em alta velocidade, a Raposa continuava a pressão, em busca do quinto gol que quase saiu dos pés do jovem Diego.
Em noite inspirada, o jovem atacante, aos 23, avançou e, da entrada da área, arriscou o chute. A bola acertou a trave, para desespero do goleiro Gustavo que viu o Figueirense sofrer outra goleada no Mineirão.