O Santos goleou o Santo André por 3 a 0, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, deixou o Corinthians para trás na tabela e subiu para a terceira posição do Campeonato Paulista.
Com o resultado, o Santos chegou aos 13 pontos, um a mais do que o Corinthians, e ficou a dois de Palmeiras e Noroeste, líderes da competição. A equipe alviverde, no entanto, disputou uma partida a menos. Já o Santo André caiu para a 14ª posição, com apenas seis pontos.
Um dos principais responsáveis pela vitória do time de Vanderlei Luxemburgo foi o goleiro Fábio Costa, que defendeu um pênalti cobrado por Túlio, aos 30min do segundo tempo, quando a partida estava 1 a 0.
Com o apoio da torcida, o Santos partiu para cima e quase abriu o placar aos 7min. Kléber fez jogada pela ponta esquerda e cruzou. Galvão subiu mais que a zaga e cabeceou, mas a bola bateu levemente no travessão do goleiro Júlio César.
Parecia que o time alvinegro iria imprimir um forte ritmo e logo balançar as redes, mas tudo não passou de mera impressão. Aos poucos a equipe do Santo André foi equilibrando a partida e criando chances de marcar.
Aos 29min, o ala Túlio quase marcou um golaço na Vila Belmiro. Ele recebeu bola no meio de campo, viu o goleiro Fábio Costa e arriscou o chute. Por muito pouco a bola não entrou.
Na segunda etapa, após a bronca do técnico Vanderlei Luxemburgo, o Santos voltou mais acesso ao campo e criou boas chances para marcar.
Numa delas, Makelele derrubou Jonas na entrada da área e acabou recebendo o cartão vermelho. Tabata cobrou no canto do goleiro, mas a bola rente a trave de Júlio César.
Com um jogador a mais, era questão de tempo a abertura do placar a favor da equipe da casa. E ele veio aos 25min. Léo Lima, que havia acabado de entrar, recebeu cruzamento de Kléber e só desviou de cabeça para terminar com a angústia do torcedor.
Mais ainda havia mais sofrimento. Três minutos mais tarde, Leandrinho fez jogada pela ponta direita e cruzou, Fabinho tentou afastar mas acabou colocando a mão na bola. Pênalti. Foi a vez, então, de Fábio Costa aparecer na partida e defender a cobrança de Túlio.
Empolgado, o Santos partiu para cima do Santo André, que se perdeu após a penalidade desperdiçada. Em contra-ataques rápidos, o time de Luxemburgo definiu a partida com um gol de Jonas, que bateu de costas para o gol e encobriu o goleiro, e Magnum, após jogada de Gilmar que rolou para o atacante finalizar.
Na próxima rodada o time alvinegro faz o clássico da Baixada contra a Portuguesa Santista, no Anacleto Campanella, já o Santo André enfrenta a Portuguesa, no Parque Antarctica.