Santos e Náutico e enfrentaram na Vila Belmiro neste domingo e não conseguiram sair do empate sem gols, conquistando um ponto que fez enorme diferença para ambos: deixou o Peixe de fora da zona de classificação para a Copa Sul-americana e salvou o Náutico do rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Uma vitória bastava para garantir o Santos na competição continental, mas o empate custou caro e, com 45 pontos, o time encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro sem nenhuma conquista. Nem mesmo a artilharia isolada. Isso porque, apesar dos esforços, Kleber Pereira não balançou as redes e ainda viu Keirisson e Washington atingirem a marca de 21 gols.
Já o Náutico ficou a um gol de cair para a segunda divisão nacional, mas conseguiu segurar o empate fora de casa e se garantiu. Muito por conta da atuação do goleiro Eduardo, que fez boas defesas e barrou o ataque alvinegro na Vila Belmiro.
O jogo – O Peixe começou o jogo com uma ótima chance do atacante Kleber Pereira. Logo nos primeiros minutos, ele recebeu lançamento, limpou o goleiro Eduardo, mas, desequilibrado, bateu para fora. Pouco depois, Pará fez boa jogada pela direita e passou para o camisa 9, que finalizou bem, mas viu o arqueiro rival defender bem.
Aos poucos, o Náutico foi entrando no jogo. A primeira boa chance aconteceu quando Anderson mergulhou livre para cabecear em cruzamento, mas mandou por cima do gol. Mais tarde, Felipe obrigou o goleiro Fábio Costa a trabalhar bem quando fez o giro e bateu firme, quase marcando. O camisa salvou de novo em cobrança de falta de Felipe.
No final do primeiro tempo, Kleber Pereira já não era mais o artilheiro isolado do Brasileirão – Keirrison marcou pelo Coritiba e igualou a marca de 21 gols. Assim, a equipe fez um esforço no sentido de ajudar o jogador. Desta forma, além de ser o mais visado em campo, o camisa 9 passou também a bater todas as faltas, devidamente defendidas por Eduardo.
O goleiro do Náutico fazia uma grande partida. Poucos minutos após o intervalo, Eduardo voltou a aparecer bem defendendo leve toque de cabeça feito por Kleber Pereira. O camisa 9 teve outra boa chance de marcar quando aproveitou saída de bola errada do Timbu e bateu bem. Desta vez, Eduardo apenas conseguiu desviar, mas Everaldo tirou de cabeça.
Para se garantir na zona de classificação para a Copa Sul-americana, o Peixe partiu para cima do Náutico, mas acabou esbarrando na segura atuação de Eduardo, que salvou o Náutico. Kleber, Kleber Pereira e Molina cansaram de tentar e errar tabelas, o que foi irritando ainda mais o torcedor na Vila Belmiro, que deixou o local frustrado.