O Fluminense se classificou para a Copa Sul-Americana da próxima temporada na tarde deste domingo. O empate por 1 a 1 com o lanterna Ipatinga no Maracanã garantiu o Tricolor no torneio continental.
Com este resultado, a equipe carioca encerra sua campanha no Campeonato Brasileiro no 14º lugar, com 45 pontos ganhos. Já o Ipatinga se despede na lanterna, rebaixado com 35 pontos.
O Flu contou com a ajuda do Inter e do Sport para se garantir na Sul-Americana, já que o Colorado joga o torneio do ano que vem como campeão e os pernambucanos estão na Libertadores. Assim, o time carioca se garantiu mesmo no 14º lugar.
Rebaixado com antecedência, o Ipatinga entrou em campo apenas para cumprir tabela. Desta forma, o treinador Enderson Moreira resolveu oferecer oportunidades aos jogadores que não estavam sendo aproveitados.
A primeira boa chance da partida disputada no Maracanã surgiu aos nove minutos da etapa inicial. Ygor aproveitou a sobra de um escanteio e chutou para grande defesa do goleiro Fred.
Preso na defesa, o Ipatinga não conseguia criar lances de ataque. O jogo seguiu em ritmo lento, com muitos erros de passe. O Fluminense conseguia manter a posse de bola, mas também pecava na articulação das jogadas.
O primeiro gol da partida saiu aos 14 minutos do segundo tempo. Adeílson arriscou um chute de fora da área e venceu o goleiro Diego, que substituiu o titular Fernando Henrique ainda na etapa inicial.
O Fluminense chegou ao empate aos 25 minutos do segundo tempo. O gol que colocou a equipe na Copa Sul-Americana foi marcado pelo centroavante Washington. O artilheiro recebeu dentro da área e não desperdiçou a chance.