Na estréia do meia Zé Roberto, neste domingo, o Santos perdeu por 1 a 0 para a Ponte Preta, gol de pênalti de Tuto no Moisés Lucarelli, e se afastou da ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. O Peixe se manteve na quarta colocação com 39 pontos ganhos, contra 46 do São Paulo, 42 do Grêmio e 40 do Internacional.
Já a Ponte Preta escapou da zona de rebaixamento e se embolou com Atlético-PR, Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Botafogo, todos com 30 pontos. Na próxima quarta-feira, a Macaca vai encarar o vice-líder Grêmio no estádio Olímpico, enquanto o Santos receberá o Fluminense na Vila Belmiro.
Zé Roberto tocou pela primeira vez na bola com jeito de protagonista. Quando o cronômetro não marcava nem um minuto, foi ele o primeiro jogador a levantar a torcida do Santos, ao arrancar em velocidade, invadir a área e finalizar com o pé direito, esbarrando em boa defesa de Jean.
Em seguida, no entanto, a Ponte Preta provou que também entrou em campo com postura ofensiva. Primeiro, teve duas chances semelhantes, em cobranças de falta de Luís Mário da direita. Uma teve a cabeça de Thiago Mathias como destino e, depois, a linha de fundo. A outra Fábio Costa afastou.
Aos 9 minutos, Zé Roberto apareceu de novo. Ele levantou a bola na área com veneno, Wellington Paulista e a zaga da Ponte Preta desviaram e Jean deu um tapa para cima do travessão. Mas a melhor jogada do primeiro tempo foi da Macaca. Aos 14, Tuto cortou a marcação dentro da área e soltou o pé. A bola explodiu no travessão e voltou para Luís Mário, que não conseguiu aproveitar.
O jogo ficou truncado depois disso, com excessivas faltas. Alicio Pena Júnior distribui quatro cartões amarelos até os 30 minutos. As investidas do Peixe se resumiam as bolas paradas, sendo que Zé Roberto e Cléber Santana carimbaram a barreira em cobranças de falta e ninguém conseguiu aproveitar os seguidos escanteios batidos por Kléber.
A Ponte Preta se apegou aos contra-ataques, na maioria das vezes articulados por Iran, que não demonstrava estar muito inspirado. Ele escorregou em um chute de fora da área e furou um passe de calcanhar antes do final do primeiro tempo.
O técnico Wanderley Luxemburgo entrou em ação no intervalo. Ele trocou Heleno e Wellington Paulista por André e Jonas. Se o Santos não conseguiu ser muito mais contundente após as alterações, pelo menos passou a ter maior volume de jogo. Quem começou a aparecer foi Rodrigo Tiuí, que concluía mal, mas até então estava sumido em campo.
Não demorou muito, porém, para a Ponte Preta equilibrar a partida novamente. A dupla Tuto/Luís Mário voltou a incomodar o goleiro Fábio Costa com chutes perigosos, mas que não encontraram as redes. Até que Tuto roubou uma bola de Domingos e arrancou para a área, onde foi derrubado por André Luiz. Pênalti. O próprio atacante cobrou, aos 27 minutos, e abriu o placar a favor da Macaca.
Após ficar em desvantagem, a defesa do Santos se desestruturou e quase possibilitou que a Ponte Preta ampliasse. O Peixe superou o mau momento e se lançou ao ataque, com Carlinhos no lugar de André Luiz, mas sem efetividade. Tuto e Luís Mário deixaram o campo bastante aplaudidos e, de fora, assistiram a Macaca administrar o resultado positivo.