Ronaldo voltou a marcar um gol pelo Corinthians depois de 18 rodadas do Campeonato Brasileiro, mas o time paulista cedeu o empate por 1 a 1 para o Atlético-PR, nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, e viu o Fluminense abrir três pontos de vantagem na liderança. O camisa 9 abriu o placar de pênalti na primeira etapa, mas Bruno Mineiro, também cobrando penalidade, deixou tudo igual após o intervalo.
Os dois lances foram polêmicos e protagonizados por Wagner Diniz. No primeiro, o lateral do time rubro-negro tocou a bola com a mão dentro da área, aparentemente sem intenção. No segundo, se atirou em disputa de bola com Leandro Castán e enganou a arbitragem.
Com o resultado, a equipe paulista chegou a 38 pontos, na segunda colocação. O líder Fluminense, que venceu o Ceará nesta quarta, tem 41. Já o Atlético-PR, com 28 pontos, segue na sétima posição.
Ronaldo voltou a aparecer como titular no Corinthians após ter sido poupado na última rodada, contra o Goiás. Do lado paranaense, o técnico Paulo César Carpegiani escalou Branquinho e Maikon Leite apoiando Bruno Mineiro no ataque, com Paulo Baier vindo de trás.
Mesmo fora de casa, o time paulista assumiu o controle do jogo nos primeiros minutos. Com um bom toque de bola no meio de campo, os comandados de Adilson Batista mantinham a posse de bola e criavam as melhores chances. Aos 4min, Ronaldo arriscou de longe, mas mandou para fora.
O camisa 9 corintiano teve uma ótima chance aos 12min, quando recebeu passe de Jorge Henrique e saiu cara a cara com o goleiro Neto. Porém, não conseguiu dominar a bola completamente e acabou chutando em cima do camisa 1 rubro-negro, que saiu bem para abafar a jogada.
A equipe alvinegra seguia mais perigosa, tocando a bola e marcando bem os avanços de Maikon Leite, Branquinho e Paulo Baier. Aos 20min, Roberto Carlos soltou a bomba de longe, a bola desviou na defesa e exigiu boa defesa de Neto, que pulou para espalmar.
A primeira chegada efetiva dos donos da casa foi só aos 30min. Paulo Baier levantou bola na área e Bruno Mineiro cabeceou com perigo, mas Júlio César segurou firme. Pouco depois, o Corinthians teve um pênalti marcado a seu favor: Ronaldo, que voltou a mostrar boa movimentação em campo, tentou finalizar do bico da área e a bola bateu no braço de Wagner Diniz.
O árbitro Jaílson Macedo Freitas interpretou o lance como intencional e o próprio camisa 9 foi para a cobrança. Ronaldo chutou forte e deslocou o goleiro Neto, abrindo o placar para o time do Parque São Jorge e marcando seu segundo gol no Campeonato Brasileiro – o outro havia sido na primeira rodada, exatamente contra o Atlético-PR, também de pênalti.
Adilson Batista optou por sacar Ronaldo no intervalo, colocando Iarley em seu lugar. A postura do Corinthians, porém, não mudou, e o time continuou ditando o ritmo da partida no segundo tempo. Aos 9min, Ralf tabelou com Jucilei e bateu forte de fora da área, mas Neto defendeu bem.
Com o atacante Iván González no lugar do volante Deivid, o Atlético-PR se lançou à frente e conseguiu o empate aos 22min, também de pênalti. Wagner Diniz foi acionado na área e se jogou em disputa com Leandro Castán, mas o árbitro marcou a infração. Bruno Mineiro cobrou com categoria para deixar tudo igual.
A partida ficou quente depois do empate rubro-negro e Jaílson Macedo Freitas teve que controlar os ânimos com cartões amarelos. Em poucos minutos, Elias, Alessandro e Bruno César foram advertidos pelo juiz.
O jogo ficou aberto nos minutos finais e Elias teve grande chance de dar a vitória ao Corinthians aos 41min. O volante recebeu lançamento na área e apareceu de frente para o gol, mas desviou mal de pé direito e mandou por cima da meta.