Adversários na decisão do Campeonato Paulista 2015, Santos e Palmeiras foram presença majoritária na seleção do Paulistão, formada mediante votação de jornalistas do Estado. Disputando a sétima final seguida, o Peixe reina no setor de ataque e aparece com quatro indicados; enquanto o Palmeiras domina o meio-campo e tem seis jogadores listados, além do craque da galera. Como intrusos na lista, aparecem o lateral Fágner e o zagueiro Gil, ambos do Corinthians.
Artilheiro da competição com dez gols, o atacante Ricardo Oliveira – que foi repatriado pelo Santos dos Emirados Árabes em janeiro e chegou com contrato provisório visando só a disputa do Estadual – foi eleito o craque da competição e segue despertando furor acerca de sua renovação, que deve ser concluída pelo Peixe nos próximos dias, com vencimento estipulado para 2017. Outro reforço, agora do lado alviverde, o meio-campista Robinho foi eleito o craque da galera, em votação feita no site do Globo Esporte.
Os demais prêmios individuais, como ‘Craque do Interior’ e ‘Revelação’ foram creditados ao atacante Crislan, que jogou o Paulistão pela Penapolense, e ao também atacante Rafael Longuine, que jogou pelo Osasco Audax, respectivamente. O último, inclusive, foi confirmado pelo presidente Modesto Roma Júnior como novo reforço do Santos para o restante da temporada.
Após chegar a final em 2014 à frente do Santos, e perder para o Ituano em pleno Pacaembu, Oswaldo de Oliveira foi novamente eleito como o melhor treinador da competição, agora comandando o Palmeiras – rival do Peixe na decisão.
Em comparação à seleção de 2014, constam como remanescentes o goleiro Fernando Prass, indicado novamente este ano, e o volante Arouca, que em 2014 defendia o Santos e atualmente está no Palmeiras. O São Paulo, único grande da Capital a não ter nenhum indicado aos melhores do torneio, já formava minoria no ano passado, quando apenas o uruguaio Álvaro Pereira figurou nos onze ideais do Paulistão.
Confira a lista completa da seleção do Paulistão 2015:
Goleiro: Fernando Prass (Palmeiras)
Lateral direito: Fágner (Corinthians)
Zagueiros: Gil (Corinthians) e David Braz (Santos)
Lateral esquerdo: Zé Roberto (Palmeiras)
Volantes: Gabriel e Arouca (ambos do Palmeiras)
Meio-campistas: Robinho (Palmeiras) e Lucas Lima (Santos)
Atacantes: Robinho e Ricardo Oliveira (ambos do Santos)
Técnico: Oswaldo de Oliveira (Palmeiras)
Craque do Campeonato: Ricardo Oliveira (Santos)
Craque da Galera: Robinho (Palmeiras)
Craque do Interior: Crislan (Penapolense)
Revelação: Rafael Longuine (Osasco Audax)